Pesquisar

Salmo 127

O Salmo 127 que temos diante de nós hoje é identificado como sendo um Salmo“de Salomão”. Salomão é o conhecido sábio filho do rei da Davi (que o substituiu no trono de Israel); ele é o escritor de alguns livros que compõe a Escritura no AT, dentre os quais se destacam o livro de Provérbios e Eclesiastes (ele ainda escreveu o livro de Cantares e outros salmos). Mas, especialmente destaco esses dois, pois, ambos, são escritos de sabedoria. E este Salmo 127, de sua autoria, traz em si um “tom sapiencial” e é considerado um Salmo de sabedoria – um salmo que quer ensinar sabedoria.

Leia mais »

Salmo 123

Hoje ouviremos a pregação no Salmo 123, um dos conhecidos “salmos de romagem”, ou “cânticos de subida”, “cântico dos degraus”. Esses Cânticos são uma coleção, uma coletânea, de quinze salmos (120 a 134). Foram reunidos e agrupados para fornecer um “hinário” para os grupos de viajantes que se dirigiam anualmente à Sião/Jerusalém para adorar nas três grandes festas ordenadas pelo Senhor (Páscoa, Tabernáculo, e Pentecostes, cf. Êx 23.14-19) – por isso recebem esse nome.

Leia mais »

Mateus 16.21-27

Sermão preparado pelo Pr. Elton Silva Leitura: Mateus 16.13-28 Texto: Mateus 16.21-27 Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo, O que é ser um cristão? Pergunto meus irmãos, por que em nossos dias este é um conceito que tem sido bastante reduzido. Alguns acham que ser cristão é possuir uma membresia em uma igreja; outros, que basta ter ou afirmar “certo” credo (até ortodoxo); ainda outros, alguém que adota certo modo de conduta padrão conforme exigido

Leia mais »

Eclesiastes 2.1-11

 “Vaidade de vaidade, diz o pregador, vaidade de vaidade, tudo é vaidade” (1, v.2). Bem, é assim que se inicia a discussão no livro de Eclesiastes. É uma afirmativa bem forte de Salomão; uma tese; uma conclusão que, a princípio, parece uma afirmativa exagerada: “TUDO é vaidade”! O que ele quis dizer com isso? Deixe-me explicar algo antes de vermos o que Salomão quis dizer; deixe-me explicar o que significa “vaidade”. Muitos em nossos dias e em nossa sociedade pentecostalizada, ao ouvir essa palavra pensam logo que estamos falando de algo relacionado a beleza e adornos pessoais (enfeites, roupas e coisas assim!). Todavia, a palavra “vaidade” como é usada por Salomão tem um sentido bem diferente disso.

Leia mais »