Pesquisar

Dia do Senhor 03

Sermão preparado pelo pastor Alexandrino Moura

Leitura: Romanos 5.12-21

Texto: Dia do Senhor 03

Dia do Senhor 03

P. 6. Mas Deus criou o homem tão mau e perverso?

R. Não, Deus criou o homem bom e à sua imagem, isto é, em verdadeira justiça e santidade, para conhecer corretamente a Deus seu Criador, amá-Lo de todo o coração e viver com Ele em eterna felicidade, para louvá-Lo e glorificá-Lo.

P. 7. De onde vem, então, esta natureza corrompida do homem?

R. Da queda e desobediência de nossos primeiros pais, Adão e Eva, no paraíso. Ali, nossa natureza tornou-se tão envenenada, que todos nós somos concebidos e nascidos em pecado.

 

P. 8. Mas nós somos tão corrompidos que não podemos fazer bem algum e que somos inclinados a todo mal?

R. Somos sim, se não nascermos de novo pelo Espírito de Deus.


Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Na primeira pergunta do Dia do Senhor 1 nós confessamos que nosso “único conforto é que – corpo e alma, na vida e na morte – não pertenço a mim mesmo, mas ao meu fiel Salvador, Jesus Cristo”. Essa confissão mostra que o nosso conforto não está em nós mesmo e nem no mundo. Essa confissão mostra que nós não conseguimos – por mais que tentamos – encontrar descanso para nossa alma nos prazeres do mundo. Porque é em Cristo que descansa todas as promessas de Deus. Em Cristo nós temos nos assentados nos altos céus. Por causa da obra de Cristo nós temos conforto para o futuro. Em Cristo podemos descansar. Porque Ele nos comprou com seu sangue e por isso somos dEle.

Para descansarmos nesse único conforto precisamos reconhecer três coisas importantes em nossa vida. Primeiro: como são grandes nossos pecados e nossa miséria; segundo: como somos salvos de nossos pecados e de nossa miséria; e terceiro: como devemos ser gratos a Deus por tal salvação. Em primeiro lugar devemos reconhecer a nossa total miséria. Devemos reconhecer nosso estado pecaminoso. E foi isto que nós vimos domingo passado. Nós vimos que nós não conseguimos cumprir a lei de Deus como Ele requer de nós. Nós vivemos, por natureza, enganando a nós mesmos. Nos achamos bons o bastante porque fazemos alguma obra benevolente. Nos achamos bons quando nos comparamos com as outras pessoas e vemos que existem pessoas piores do que nós e dizemos: “não sou tão ruim assim”. Mas nós somos confrontados com o espelho da lei de Deus. Este espelho mostra quão perverso nós somos. Mostra que nós não conseguimos amar a Deus como Ele requer de nós e nem amar nosso próximo. Pelo contrário, a lei nos acusa dizendo que todos nós somos por natureza inclinados a odiar a Deus e a nosso próximo. O homem é mau desde o seu nascimento. Não existe nada de bom no homem.

Irmãos, “mas Deus criou o homem tão mau e perverso?”. Essa é a pergunta que o catecismo faz no Dia do Senhor 3. O catecismo no Dia do Senhor 3 quer explicar como Deus criou o homem e como o homem se lançou em tal miséria; também quer mostrar como Deus é gracioso em desfazer as conseqüências da desobediência do homem. É sobre isso que quero pregar nesta manhã.

Por isso eu vos proclamo as boas novas do Senhor Jesus Cristo no seguinte tema:

Tema: Deus nos ensina a verdade sobre nossa criação e nosso estado pecaminoso

1. Como fomos criados

2. Como nos tronamos pecadores

1. Como fomos criados

A pergunta 6 do Catecismo diz: “Mas Deus criou o homem tão mau e perverso?”. A questão colocada diante de nós é perfeitamente razoável. Ela não só aumenta um senso de curiosidade natural, mas procura entender o centro da questão. Ela segue o argumento do Catecismo até agora (Dia do Senhor 2).

Ouvimos na semana passada pela manhã, que o homem não pode obedecer a lei de Deus perfeitamente; se o homem é realmente inclinado a odiar a Deus e ao próximo, então como é que o homem chegou a este ponto? Como chegamos a um estado tão ruim? De quem é a culpa? Bem, quando procuramos alguém para culpar, faz todo o sentido para nós começarmos com Deus. Afinal de contas, Ele é o Criador do universo.

Ele é o Deus Todo-Poderoso que criou o homem, formando-o do pó da terra, e por soprar no homem o Seu próprio Espírito que dá vida. Então, quer dizer que é culpa de Deus o homem está desta maneira? Não é isto o que o Catecismo está perguntando: é culpa de Deus? Deus é o culpado pelo pecado do homem?

Talvez tenha havido uma falha no modo como fomos criados? Irmãos, vocês acham que Deus poderia ter cometido um erro quando ele nos fez e é por isso que nós pecamos? Por que somos como somos? Algumas pessoas pensam desta maneira – mesmo sem a intenção de pôr a culpa em Deus, elas fazem isso de qualquer maneira. Adão fez isso quando ele caiu em pecado – Senhor foi a mulher que você me deu. E fazemos a mesma coisa de certa forma.

Algumas pessoas argumentam que um temperamento ruim vem de família (sou apenas assim por causa da minha família). Alguns culpam a sua vida de crime em suas circunstâncias sociais – é o nosso meio ambiente, ou é a nossa estrutura social. Outros dizem que não nasceram em berço de ouro; ou meus pais – não eram José e Maria – e eu cresci nas ruas e fui forçado a roubar e com a agitação da vida, me enganei no caminho da vida (natureza vs natureza).

Depois, há aqueles que lutam contra os pecados sexuais que argumentam que eles não podem se ajudar do jeito que são. Deus os fez assim. E eles ainda se voltam para estudos científicos que sugerem que há um gene específico que está ligado a um comportamento homossexual. E assim, desta forma, e muitas outras, culpamos os nossos pecados em nosso Criador. Mas é assim?

A resposta dada é clara. “Não, Deus criou o homem bom e à sua imagem, isto é, em verdadeira justiça e santidade, para conhecer corretamente a Deus seu Criador, amá-Lo de todo o coração e viver com Ele em eterna felicidade, para louvá-Lo e glorificá-Lo”.

Esta resposta está de acordo com o relato da criação em Gênesis 1. Depois de cada dia da criação, lemos: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. E que, especialmente aplicada ao sexto dia da criação, o dia que Deus fez o homem. Após o sexto dia, Genesis 1.31 diz: “E Deus viu tudo o que ele tinha feito (incluindo o homem, o próprio portador da imagem de Deus), e eis que era muito bom!”.

O Senhor Deus criou o homem para se destacar em todas as áreas e aspectos da vida e desfrutar de perfeita comunhão e comunhão com Deus e o homem. Nada foi esquecido. Nada foi negligenciado. Não houve erros cometidos. Deus criou o homem em um estado de perfeição.

No princípio o homem possuía um verdadeiro e perfeito conhecimento de Deus, o que significa que a mente do homem: Os seus pensamentos, as suas idéias sobre quem é Deus e quem somos nós em relação a Deus era perfeita e imaculada. Mesmo a imaginação do homem e sonhos eram puros e santos e totalmente livres do pecado e desejos egoístas.

Da mesma forma, o coração do homem era santo e puro e justo. O homem nada mais era, nada mais do que aquilo que Deus providenciou conforme seu desejo. E o homem amava a Deus de todo coração. O amor do homem e sua lealdade não estavam rasgados ou divididos como o nosso estão. Adão e Eva realmente amavam a Deus com coração, alma, mente e força – com o amor perfeito que falamos na semana passada,   além de Jesus, o próprio Filho de Deus, eles eram dois indivíduos na face da terra que poderiam dizer que amavam a Deus, como eram chamados a amar; que eles obedeciam com a obediência perfeita!

E tem mais: Deus criou Adão e Eva com uma vontade que estava livre, de modo que eles iriam voluntariamente escolher obedecer a Deus; eles não eram robôs programados para seguir ordens.  Adão e Eva obedeciam a Deus, porque eles desejavam em seus corações obedecê-Lo; amavam a Deus e não queriam nada mais do que conhecer a Deus cada vez mais, para agradar a Deus e servi-Lo todos os dias.

O homem no princípio amava tanto a Deus que ele fazia qualquer coisa para agradá-Lo. O homem amou a Deus com todo o seu coração, alma, mente e força; o homem vivia com Deus em um estado de bem-aventurada felicidade e companheirismo. Isso é o que Deus planejou, mas então o pecado veio ao mundo através de Adão; o pecado arruinou, envenenou a boa criação que Deus tinha feito.

Então, de quem é a culpa pela condição pecaminosa do homem? A culpa é de Deus? Dificilmente. A culpa pelo pecado reside em nossos próprios pés. Isso é o que a próxima pergunta e resposta nos diz.

Aqui aprendemos de nossa corrupção pecaminosa.

2. Como nos tronamos pecadores

A pergunta 7 diz: “De onde vem, então, esta natureza corrompida do homem? Da queda e desobediência de nossos primeiros pais, Adão e Eva, no paraíso. Ali, nossa natureza tornou-se tão envenenada, que todos nós somos concebidos e nascidos em pecado”.

Irmãos, o nosso catecismo está apenas repetindo, ecoando o que a Bíblia diz sobre esta verdade. A Palavra de Deus não fica em silêncio com relação a este assunto. A Bíblia fala muito sobre a causa do pecado e da culpa do homem. A culpa do homem pode ser rastreada até nossos primeiros pais, Adão e Eva.

Isso é o que Paulo argumenta em Romanos 5. Ele disse: Tudo vai voltar a um homem. Sim, foi Adão e Eva que pecaram, mas a responsabilidade pelo pecado do homem encontra-se aos pés de Adão, o cabeça de sua esposa, e o cabeça federal de toda a raça humana – o pai da humanidade. O versículo 12 diz: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”.

Por que mentimos, no meio de tanta miséria? Por que há tanta tristeza e dor e sofrimento neste mundo? Por que existe doença, morte e devastação? Como podem algumas pessoas ser capazes de cometer atos inomináveis de maldade e desumanidade contra outras pessoas, ou contra crianças indefesas, ou contra a própria esposa de alguém e família? Por quê? Por quê?

Aqui está a resposta. Adão desobedeceu a Deus, e, como resultado, o que Deus tinha avisado a Adão iria acontecer e aconteceu. Naquele dia, Adão e Eva e todas as gerações depois deles, ficaram mergulhados em um mar de miséria e corrupção espiritual e física, decadência e morte.

Como um vírus mortal que se anexa a nossa natureza humana – o pecado e o mal, escuridão e morte afeta cada criança que é concebida e nascida, de modo que, sem o seu conhecimento, sem elas nunca ter feito nada de errado, até mesmo uma criança no ventre carrega dentro de seu coração e alma a culpa de Adão e está condenada.

O pecado envenenou a natureza do homem que, espiritualmente falando, o homem (em seu estado pecaminoso, sem a graça de Jesus Cristo e do poder do Espírito Santo) é incapaz de fazer qualquer coisa para agradar a Deus.

Sem a graça salvadora de Deus, sem um pecador ser lavado no sangue de Jesus Cristo, e assim ser salvo de todas as impurezas e veneno do pecado e da culpa, o homem pecador não pode provar a verdadeira delícia de Deus, porque o homem pecador vive sempre em ódio e inimizade contra Deus.

Em outras palavras, a menos que o homem pecador se arrependa do seu pecado e seja salvo pela graça, ele vai continuar servindo e obedecendo a seu mestre terrestre, que não é outro senão Satanás. Mas é precisamente por isso que Deus nos deu o Evangelho, a Boa Nova da salvação, de modo que com a pregação do Evangelho, proclamando ao mundo que Deus fez o caminho da salvação através de Jesus Cristo, Seu Filho, muitos milhões podem ouvir e serem salvos.

Muitos milhões podem estar livres da traição de Satanás, e da miséria e da escuridão do pecado, e encontrar luz e vida em Jesus, o Filho de Deus. E é aí que a última pergunta do Dia do Senhor 3 dirige-se a nós considerando a nossa condição desesperadora e nos dá uma esperança.

É tão ruim assim? Qual a seriedade da infecção que temos? É como se estivéssemos no consultório do médico e nós queremos que ele diga para nós de uma forma direta; nos dê a verdade sobre a nossa condição; para que saibamos com certeza com o que estamos lidando. E o médico diz: tudo bem. Você está em estado terminal.

Você vai morrer e não há nada (humanamente falando) que possa ser feito para salvá-lo. Não há cura.

Essa é a sensação da pergunta e resposta 8: “Mas nós somos tão corrompidos que não podemos fazer bem algum e que somos inclinados a todo mal?”. Sim, a menos que nós nasçamos de novo pelo Espírito de Deus. A menos que Deus, pela Sua graça intervenha, na minha vida, em sua vida, nós vamos morrer em nossos delitos e pecados; vamos levar o nosso pecado e a culpa com a gente para o túmulo, que vão ser sujeitos a condenação eterna.

“… a não ser que nós nasçamos de novo. E é por isso que em Romanos 5, Paulo também fala sobre Jesus Cristo, que é o segundo Adão. Jesus também é o cabeça federal da humanidade – de todos aqueles que, pela fé, crê – que Jesus, veio em nosso nome para que pudesse estar onde o primeiro Adão caiu, e onde nós caímos a cada dia. Foi Jesus que veio para obedecer a Deus perfeitamente e não ceder às tentações de Satanás; assim, Jesus pode cumprir para nós todas as justas exigências da lei.

Então, foi Jesus que veio e pagou o preço do nosso pecado e a da nossa culpa, não só através de sua vida perfeita de obediência, mas também através de seu sacrifício na cruz – onde o Seu sangue inocente foi derramado pelo culpado – por amor a nós, para a nossa purificação, para que possamos ser contados como justos diante de Deus.

Esse é o presente que Paulo fala em Romanos 5. Em Adão, um homem pecou, e a morte veio a toda a raça humana. Mas isso mostra-nos como o dom da graça e justiça de Deus são muito mais poderosas que o poder do pecado – em Jesus Cristo, na obediência de um só homem e sacrifício expiatório de um homem – o perdão da graça de Deus, e uma nova vida, e salvação para a eternidade está ganha para muitos!

Esse é o milagre sobrenatural, o dom sobrenatural de Deus que nós como filhos da aliança e que todo pecador precisa para ser libertado da sua condição terminal. Devemos nascer de novo. Nós temos que crer no Senhor Jesus Cristo. Nós devemos nascer de novo do Espírito, através do sangue de Jesus, o Filho de Deus.

É precisamente por isso que as águas do batismo são chamadas as águas de regeneração, as águas do renascimento, porque elas significam e sela-nos que, pela graça, nascemos de novo para uma nova vida em Jesus Cristo, nosso Senhor. E é por isso que podemos comemorar hoje!

Nós celebramos o que Deus tem feito por cada um de nós. Deus, em Cristo, nos redimiu de todos os nossos pecados e de toda culpa; Ele nos deu o dom da vida eterna. E pela graça de Deus, Ele continua a restaurar para nós o que perdemos em Adão: a verdadeira justiça, santidade e conhecimento de Deus.

Pelo seu Espírito Santo, Deus nos dá um coração para amar a Deus completa e totalmente; mentes para conhecer a Deus mais e mais, e as almas que desejam habitar com Deus, a comunhão com Deus; a comunhão com Deus, agora e para todo o sempre.

Amém.