Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;
que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno;
no terceiro dia ressurgiu dos mortos;
subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso;
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo;
na santa igreja universal de Cristo, na comunhão dos santos;
na remissão dos pecados;
na ressurreição do corpo
e na vida eterna. Amém
Credo Niceno
Cremos em um só Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Cremos em um só Senhor Jesus Cristo, o único Filho de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, luz de luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; gerado, não criado, de igual substância do Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. Por nós, homens, e por nossa salvação, Ele desceu do céu e se fez carne, pelo Espírito Santo, da virgem Maria, e se tornou homem. Também por nós, foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressurgiu no terceiro dia, conforme as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai e de novo há de vir, com glória, para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim.
Cremos no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou através dos profetas. E numa só igreja, santa, universal e apostólica. Confessamos um só batismo para remissão dos pecados. Esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.
Credo Atanasiano
Qualquer um que quer ser salvo, antes de tudo, deve seguir a fé universal;
aquele que não a guardar integral e intacta, sem dúvida, perecerá eternamente.
A fé universal é esta: que adoremos o único Deus na Trindade e a Trindade na unidade;
não confundindo as pessoas nem separando o ser.
Pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, e outra a do Espírito Santo;
mas o Pai e o Filho e o Espírito Santo possuem uma só divindade, igual glória e igual majestade eterna.
Assim como é o Pai, assim é o Filho, assim é também o Espírito Santo.
Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo;
Imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo;
Eterno é o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo;
contudo, eles não são três eternos, mas um só eterno;
como não são três incriados nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.
Igualmente o Pai é todo-Poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso;
Contudo, eles não são três todo-poderosos, mas um só todo-poderoso.
Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;
contudo, eles não são três deuses, mas um só Deus.
Assim, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor;
contudo, eles não são três Senhores, mas um só Senhor.
Pois assim como nós somos compelidos, pela verdade cristã, a confessar cada pessoa singular como Deus e Senhor,
assim nos é proibido, pela fé universal, falar de três deuses ou três Senhores.
O Pai não foi feito por ninguém, nem criado, nem gerado.
O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado, somente pelo Pai.
O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e Filho, mas está procedendo deles.
Então, um só Pai, não três Pais; um só Filho, não três Filhos; um só Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
E nesta Trindade não há nada anterior ou posterior, nem maior ou menor,
mas todas essas três pessoas têm a mesma eternidade e igualdade.
Por isso, como já foi dito, seja venerada, em tudo, a Unidade na Trindade, assim como a Trindade na Unidade.
Portanto, quem quer ser salvo deve reconhecer, assim, a Trindade.
Mas é necessário, para a salvação eterna, crer também fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo.
Então, a verdadeira fé é que cremos e confessamos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é igualmente Deus e homem.
Ele é Deus da substância do Pai, gerado antes de todos os tempos, e Ele é homem da substância da mãe, nascido no tempo;
perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de alma racional e carne humana;
Igual ao Pai, visto a natureza divina; menor que o Pai, visto a natureza humana.
Ele, mesmo sendo Deus e homem, não é dois, mas um só Cristo.
Ele é um, não por ser convertida a divindade em carne, mas porque Deus assumiu a natureza humana;
Ele é um, não por confusão da substância, mas pela unidade de uma pessoa.
Pois assim como a alma racional e a carne são uma pessoa, assim Deus e homem são um só Cristo.
Ele padeceu por nossa salvação, desceu ao inferno, ressurgiu dos mortos no terceiro dia,
subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos:
com a vinda dele todas as pessoas vão ressurgir com seus corpos e dar contas de seus próprios atos;
os que tiverem feito o bem entrarão na vida eterna; os que tiverem feito o mal, no fogo eterno.
Esta é a fé universal: quem não crer nela fielmente e firmemente não poderá ser salvo.
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