Pesquisar

Dia do Senhor 04

Sermão preparado pelo pastor Alexandrino Moura

Leitura: Gênesis 1.26, 27 e 31; Romanos 1.18-32

Texto: Dia do Senhor 04

Dia do Senhor 04

P. 9. Então, Deus exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir. Isto não é injusto?

R. Não, pois Deus criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei. O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes destes dons.

 

P. 10. Deus deixa sem castigo esta desobediência e rebeldia?

R. Não, não deixa, porque Ele se ira terrivelmente tanto contra os pecados em que nascemos como contra os que cometemos, e quer castigá-los por justo julgamento, agora, nesta vida, e na futura.

Ele mesmo declarou: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para praticá-las” (Gálatas 3.10).

 

P. 11. Mas Deus não é também misericordioso?

R. Deus na verdade é misericordioso, mas também e justo.

Por isso, sua justiça exige que o pecado, cometido contra a suprema majestade de Deus, seja castigado também com a pena máxima, quer dizer, com o castigo eterno em corpo e alma.

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

No Dia do Senhor 2, nos deparamos com uma situação bastante difícil de aceitar. O catecismo declara na pergunta 5 que “por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo”. É uma mensagem dura e ela vem como um soco no rosto de todos nós. É uma mensagem difícil de ouvir e aceitar.

Pois vivemos em um mundo caído em que se prega que devemos despertar o que há de melhor em nós. Precisamos semear o amor no mundo e assim influenciar as pessoas com o nosso amor e nossa bondade para que tenhamos um mundo melhor. Devemos acreditar na bondade humana e por isso vamos criar um mundo globalizado em que não importa sua cor, nacionalidade ou posição social. Vamos nos unir e criar um mundo perfeito dando evasão aos vários tipos de amor e relacionamento. Pois o amor humano pode mudar o mundo.

Porém, o nosso catecismo diz que “por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo”! Na pergunta 64 diz que “nesta vida, todas as nossas obras, até as melhores, são imperfeitas e manchadas por pecados”. A pergunta 8 do Catecismo diz: “Mas nós somos tão corrompidos que não podemos fazer bem algum e que somos inclinados a todo mal?”. E a resposta é clara e taxativa: “Somos sim…”.

Irmãos, o que o Catecismo está dizendo é o que a palavra de Deus fala sobre o homem. Romanos 3.10-18 diz: “Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos”. Esta é uma mensagem contrária à mensagem que o mundo e os evangélicos de hoje pregam. A Igreja de Cristo anda na contramão do mundo e dessas falsas igrejas de hoje que pregam um novo evangelho.

Por esse motivo não olham para a Palavra de Deus corretamente e não veem Deus como um Deus que está irado contra a humanidade. Eles querem um Deus de amor que não tenha justiça e nem puna o pecador por causa do seu pecado.

É isso o que nós encontramos no Dia do Senhor 4. O homem está sendo acusado por não cumprir a lei de Deus. Ele está diante do tribunal de Deus para ser julgado. Então, o que o homem faz quando é acusado? O que você faz quando é acusado? O que fazemos quando somos acusados?

Eu vos proclamo o evangelho da justiça de Deus no seguinte tema:

Tema: O homem como réu no tribunal de Deus, tenta escapar da justiça divina.

No tribunal:

1. A Justiça é contestada pelo homem

2. A misericórdia é invocada pelo homem

3. A justiça é confirmada sobre o homem

1. A Justiça é contestada pelo homem

Irmãos, em nosso país parece que o crime compensa. Quando lemos nos jornais ou assistimos o telejornal, vemos que muitos políticos e empresários estão sendo acusados de crimes na chamada Operação Lava Jato e continuam impunes. E o que os acusados estão fazendo é contestar o processo e sua legitimidade, ou seja, questionando a própria justiça. Estão tentado colocar em descrédito toda a justiça. Teve até acusado que recorreu a ONU dizendo que estava sendo injustiçado e que seus direitos estavam sendo violados.

É exatamente isso o que nós estamos vendo na pergunta 9 do Dia do Senhor 4. A pergunta é: “Então, Deus exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir. Isto não é injusto?”. O pecador perante o tribunal de Deus começa a questionar a justiça de Deus e dizer que é injustiça da parte de Deus exigir o que o homem não pode cumprir. E nós estamos dispostos a responder que ‘SIM!’, é injusto o que Deus exige de nós em sua lei. Nós estamos convencidos de que o Senhor é muito injusto ao exigir de nós, na sua lei, pois Ele sabe que não conseguimos fazer.

Porém, o nosso Catecismo responde a esta acusação contra Deus da seguinte forma: “Não, pois Deus criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei. O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes destes dons”. O Catecismo em sua resposta volta ao início de todas as coisas, ele vai para o relato da criação do homem em Gênesis.

Gênesis 1.26-27 diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Quando o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, ele foi criado com todas as condições necessárias para ele cumprir a vontade Deus. Deus criou o homem de tal maneira que ele refletia Deus aqui na terra em muitos dos seus atributos.

Usando a explicação do Catecismo no Dia do Senhor 3, pergunta 6 que diz: “Deus criou o homem bom e à sua imagem, isto é, em verdadeira justiça e santidade, para conhecer corretamente a Deus seu Criador, amá-Lo de todo o coração e viver com Ele em eterna felicidade, para louvá-Lo e glorificá-Lo”. O Catecismo resume muito bem como o homem foi criado. E o próprio Deus confirma isso depois de criar o homem e toda sua criação: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gn 1.31).

Deus criou o homem de tal maneira que ele não tinha inclinação para o pecado. Ele foi criado puro em seu estado original. Não houve erro alguma na criação do homem. Tudo o que Deus fez no homem era bom. Ele deu ao homem a sua própria justiça e assim governar este mundo e todas as criaturas como Deus exerce justiça; foi dotado com a santidade e pureza e por isso tudo o que fazia era puro e santo; tinha um conhecimento correto sobre o seu Deus e Criador e por isso estava sempre diante face do seu Criador; seu coração era puro e sem pecado; foi criado para viver eternamente com seu Deus; louvá-lo e glorifica-lo.

Deus criou um lindo jardim para ser a morada do homem e criou uma linda mulher, criada também a semelhança de Deus. Colocou o homem no jardim e disse: de tudo o que você está vendo no jardim você pode aproveitar e desfrutar, pode comer de todas as árvores do jardim livremente, pois criei para você desfrutar deste paraíso e assim viver comigo em eterna felicidade. Porém, e me escute bem, “da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.16 e 17).

Deus criou um mundo com variedade de seres incríveis e um jardim lindo e entregou ao homem e disse para ele cuidar e proteger. Mas apenas privou o homem de uma única coisa em meio a uma infinidade. A ordem foi clara: se você comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, você será punido com a pena de morte.

Irmãos, Adão foi criado de tal maneira que este mandamento era muito fácil para ele cumprir. Deus o capacitou com tudo o que era necessário para não transgredir esta lei. Porém, Adão não deu ouvido a ordem de Deus e caiu. O Catecismo diz que “Deus criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei. O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes destes dons”. O homem instigado, aconselhado por Satanás quebrou a lei de Deus. Em vez do homem dizer não a satanás, ele disse sim ao conselho de satanás. Ele gostou do que satanás disse: você não morrerá, mas você será igual a Deus.

Irmãos, o homem poderia resistir à tentação de satanás, mas ele não fez. Ele preferiu de uma forma consciente pecar contra Deus. Por isso o catecismo diz que: “O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia…”, ou seja, o homem não é inocente. Ele próprio quis transgredir a lei de Deus. Ele próprio quis se rebelar contra o seu Deus e Criador. E a consequência é que ele privou todos os seus descentes dos dons de “verdadeira justiça e santidade, para conhecer corretamente a Deus seu Criador, amá-Lo de todo o coração e viver com Ele em eterna felicidade, para louvá-Lo e glorificá-Lo”.

Nós somos seus descendentes e não temos nada. Perdemos tudo no paraíso. Adão jogou tudo fora privando ele mesmo desses dons maravilhosos e todos nós.

Irmãos, por esse motivo o catecismo diz que o homem não pode contestar a justiça divina. Porque ele recebeu as condições para cumprir perfeitamente a lei de Deus e desprezou tudo. Por isso o Senhor é justo em cobrar do homem perfeição em cumprir a sua lei.

Irmãos, Deus cumpre o que disse ao homem no paraíso e por isso sua justiça exige punição em corpo e alma. O Catecismo diz que “Ele se ira terrivelmente tanto contra os pecados em que nascemos como contra os que cometemos, e quer castigá-los por justo julgamento, agora, nesta vida, e na futura. Ele mesmo declarou: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para praticá-las” (Gálatas 3.10)”.

A verdade é que ninguém consegue fugir da ira de Deus. Não há desculpa. Todos nós somos culpados diante de Deus. Porque em Adão desprezamos a Deus e seus ricos dons por uma oportunidade de querermos ser iguais a Deus e roubarmos a sua glória.

Na verdade, nós roubamos a glória de Deus e demos a satanás. Preferimos o inimigo de nosso Senhor e Criador. Preferimos os frutos podres de satanás em vez das delicias de Deus. Preferimos nos jogar no inferno a vivermos no paraíso de Deus. Sabíamos da verdade e suas consequências, mas preferimos nos arriscar nas loucuras e mentiras de satanás. Hoje estamos neste estado porque preferimos a satanás ao nosso Deus. Não temos desculpa pelo que fizemos. Não fomos forçados a nada. Apenas deliberadamente, espontaneamente preferimos a satanás.

Temos apenas que reconhecer que Deus tem todo direito de aplicar a sua justiça divina sobre cada um de nós. Que nós merecemos o inferno. Porque em Adão desprezamos a Ele e seus ricos dons.

2. A misericórdia é invocada pelo homem

Irmãos, vimos que o pecador teve que reconhecer que ele não tem como escapar do juízo de Deus. Ele não pode mais contestar a justiça de Deus.

Então, o que o pecador faz? Ele apela para a misericórdia de Deus. Ele sabe que vai ser punido conforme a justiça de Deus. E ele tenta jogar fumaça nos olhos de Deus invocando a sua misericórdia. Ele acha que Deus não pode ser justo e ao mesmo tempo misericordioso. Invocando a misericórdia de Deus, o pecador quer fazer com que a justiça de Deus caia por terra. Que Deus não aplique a sua justiça e sim a sua misericórdia.

Irmãos, será que Deus não pode apenas usar de sua misericórdia para com o pecador? Por que Ele não pode ter pena de nós e apenas mudar de idéia e não punir os nossos pecados?

O Catecismo diz que Ele não pode. Deus é justo! E Ele seria injusto se ele mudasse de idéia. Romanos 3.4 diz: “Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem”. E 2 Timóteo 2.13: “Se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”.

De fato, Deus deve ser fiel a si mesmo. A resposta 11 ensina que todo o pecado é cometido “contra a sua suprema majestade”. Observe que pecamos contra Deus. Nós não pecamos contra Aquele que é simplesmente um “Gentil Pai celestial”, mas pecamos contra um Deus a quem devemos temer. A Bíblia nos ensina que Deus é bom e terrível. No Salmo 47 diz: “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom”. Agora no Salmo 94.1 lemos: “Ó SENHOR, Deus das vinganças, ó Deus das vinganças, resplandece”. Não, o SENHOR não é chamado de Deus da vingança no sentido do mal. Mas no sentido que Ele faz terror. Pois nosso Senhor é um fogo consumidor. Não podemos chegar perto de Sua santidade, sem um sentimento de medo, de temor, de respeito. Hebreus 10.31 diz: “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

Essa é uma parte da Bíblia que não é pregada de uma forma insistente hoje em dia. Talvez seja verdade que os “sermões de condenação no inferno” do passado, onde pregadores tentaram assustar as pessoas para querer ir para o céu não conseguiram pregar o amor de Deus. Mas vamos ter cuidado para não criar uma imagem de Deus que não deixa espaço para a Sua justiça e Sua ira contra o pecado! Tome nota da linguagem forte no Dia do Senhor 4. A Resposta 9 diz que o homem “por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes desses dons”. Em outras palavras: nós roubamos de nós mesmos a capacidade de fazer o que Deus exige de nós. Na resposta 10, lemos que Deus está terrivelmente irado contra os nossos pecados e Ele vai punir-los por um julgamento justo; pois todos os que não obedecem a lei é amaldiçoado. E a pergunta 11 responde dizendo que o pecado será punido com a pena máxima. Não se engane: A justiça de Deus tem um alto preço anexado a ele. Deus não pode e Ele não vai fechar os olhos para o nosso pecado. Deus não pode e Ele não vai quebrar as regras. Deus não pode e Ele não vai reduzir a punição. “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las” (Gl 3.10).

Isso inclui você e isso me inclui também. Romanos 3.10 diz: “Não há justo, nem um sequer”. Romanos 3.19: “todo o mundo tornou-se culpado diante de Deus”. Romanos 3.23 diz: “pois todos pecaram e carecem da glória”.

O preço da justiça é tal que Deus não vai e não pode permitir que qualquer desobediência e apostasia fiquem impunes. Mas a misericórdia exibida na justiça é que Deus será fiel à sua palavra e fará todas as coisas direito para aqueles que vêm a Ele por meio da fé em Jesus Cristo.

3. A justiça é confirmada sobre o homem

Irmãos, será que Deus castiga o pecado nesta vida ou apenas no futuro? O Catecismo diz que Deus “se ira terrivelmente tanto contra os pecados em que nascemos como contra os que cometemos, e quer castigá-los por justo julgamento, agora, nesta vida, e na futura”. E como Deus pune o pecado hoje? A leitura que fizemos em Romanos 1 mostra como Deus castiga o pecado no mundo hoje. A ira de Deus é uma realidade na vida humana. Paulo diz em Romanos 1.18 que: “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”. A palavra de Deus confirma o que o catecismo fala, que a ira de Deus se manifesta nesta vida. A ira de Deus é uma realidade na vida humana. Ela é continuamente revelada neste mundo pecaminoso.

Paulo nos versos seguintes de Romanos 1 responde dizendo que a humanidade fecha os olhos ao que Deus revelou de si mesmo na criação. A criação é como um livro formoso que proclama a glória de seu Criador. Porém, a humanidade recusa-se a reconhecer esta verdade. Prefere adorar a criatura em vez do Criador. A humanidade criou uma infinidade de ídolos de animais terrestres, repteis, aves, do sol e da lua e das estrelas e muito mais.

Isso faz com que a ira de Deus seja derramada sobre os pecadores. Romanos 1.24 diz: “Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si”. Prestem atenção numa coisa: desonrar o corpo é uma maldição de Deus, uma expressão da ira de Deus. Como as pessoas desonram o corpo? Idolatrando o corpo e fazendo mil esforços apenas para exibi-los as pessoas a seu redor – isso se chama culto ao corpo, quando as pessoas passam a adorar o seu corpo em vez daquele que o criou. Nós devemos ter em mente que isso é idolatria e a expressão da ira de Deus. Pois adoram seus corpos cuidando deles, mas não adoram a Deus, o Criador.

Paulo continua dizendo que as pessoas não se dobram debaixo da expressão da ira de Deus e sem arrependimento desonram seus corpos de uma maneira horrível. Romanos 1.26-27 diz: “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”. Esse comportamento é o homossexualismo. O nosso mundo não vê a atividade homossexual como um crime. O mundo ver o homossexualismo como uma doença ou como uma alternativa de vida que uma pessoa escolhe. Mas a Bíblia ver o homossexualismo como pecado. É a perversão da sexualidade que Deus criou, macho e fêmea. Isso é a ira de Deus sobre a perversão do homem. Como diz Romanos 1.26; “Deus entregou (os homens) a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza” e o verso 27 diz: “… recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”. Vejam as atitudes das pessoas no verso 29 em diante de Romanos 1: “cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia”.

Também podemos ver a expressão da ira de Deus quando vemos a miséria e a corrupção neste mundo. O mundo está debaixo da ira de Deus porque abandonou o seu Criador. Por isso nós vemos todo tipo de criminalidade neste mundo. Deus entrega essas pessoas que lhe abandonaram ao estado de destruição que serve como punição.

Por isso meus irmãos, nunca devemos pensar que a ira de Deus está distante de nós e que Ele não castiga o pecado cometido. Lembrem-se que Deus é fogo consumidor e coisa horrível é cair em suas mãos.

Ao mesmo tempo devemos lembrar que hoje temos a paz com Deus. Porque nosso Deus usou de justiça punindo os nossos pecados em Jesus Cristo e ao mesmo tempo usou de misericórdia para conosco. Na crucificação de Cristo vemos a justiça e a misericórdia de Deus na vida de pecadores. Como diz o Salmo 85.9-10: “Próxima está a sua salvação dos que o temem, para que a glória assista em nossa terra. Encontraram-se a graça (ou misericórdia) e a verdade, a justiça e a paz se beijaram”. Foi na cruz que a justiça e a misericórdia de Deus se beijaram. Por isso devemos louvar o nosso Deus por permanecer fiel a sua Palavra.

Amém.