Pesquisar

Dia do Senhor 06

Sermão preparado pelo pastor Alexandrino Moura

Leitura: Isaías 53

Texto: Dia do Senhor 06

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo.

O catecismo de Heidelberg no Dia do Senhor 5 falou da nossa necessidade de ter um Mediador. O catecismo explicou que nós não conseguimos cumprir o que Deus exige em sua lei. A justiça de Deus exige que o homem pague aquilo que está devendo. Ele deve pagar sendo obediente a vontade de Deus. Ele tem que satisfazer a vontade de Deus para assim de novo ser aceito em graça por Deus. Porque ele sem satisfazer a justiça de Deus está sendo um rebelde e sua dívida está aumentando a cada dia. O catecismo expôs claramente que o homem não consegue cumprir a justiça de Deus. Ele mesmo está incapacitado pelo pecado de satisfazer a justiça de Deus.

O único meio do homem satisfazer a justiça de Deus é através de um Mediador. Alguém deveria fazer isso pelo homem. Esse Mediador não poderia ser uma criatura, como: um anjo ou um animal. Porque Deus não queria castigar uma outra criatura em lugar do homem. O homem transgrediu a lei de Deus e deve pagar pelo seu crime. Como diz Ezequiel 18.4: “a alma que pecar, essa morrerá”. Cada homem é responsável pelos seus atos diante de Deus. Por isso Deus não quer aceitar sacrifício de animais. Além do mais, tal criatura não poderia suportar o peso da ira de Deus e dela livrar outros.

Porém, a Escritura Sagrada diz que nós precisamos de um Mediador que seja homem verdadeiro e justo e, ao mesmo tempo verdadeiro Deus. A exigência é essa de Deus para que alguém possa assumir nosso lugar. Mas, onde encontraremos um Mediador desse tipo? Pela graça de Deus nós encontramos um Mediador que se compadeceu de nós. Ele resolveu tomar o nosso lugar. Devemos procurar urgentemente esse Mediador. Porque só Ele pode prover tudo aquilo que necessitamos. Ele não tem pecado algum. Ele é perfeito varão; que passou pelas mesmas tentações dos seus irmãos. Ele é igual em tudo a seus irmãos, mas sem pecado.

Mas quem é esse Mediador que, ao mesmo tempo, é verdadeiro Deus, homem verdadeiro e Justo? Quem é esse Mediador que se dispôs a levar sobre si nossos pecados? O Mediador é “nosso Senhor Jesus Cristo, que nos foi dado graciosamente para completa salvação e justiça”. Mas, como sabemos disso? Nós sabemos através do santo Evangelho. A Sagrada Escritura do início ao fim, fala do Senhor Jesus Cristo. Ele é o centro da Escritura Sagrada. O Evangelho fala sobre o Senhor Jesus Cristo. Vejamos o que diz Romanos 1.1 e 3: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. O verso 3: “Com respeito a seu Filho, o qual segundo a carne, veio da descendência de Davi”. Os dois versos que lemos falam do apóstolo Paulo que foi separado para pregar o evangelho de Deus. O evangelho a respeito do Filho amado de Deus. Isso mostra como a Escritura está centralizada na pessoa do nosso Senhor Jesus. Esse evangelho a respeito do Senhor Jesus foi anunciado desde o início. O evangelho não é uma obra de homem, mas é do próprio Deus. Não foi o homem que começou a pregar acerca do Salvador porque sentiu a necessidade. Mas foi o próprio Deus o primeiro a pregar o evangelho lá no paraíso. Foi o próprio Deus que criou o evangelho. Evangelho significa boas-novas; as boas-novas de Deus para o homem. Em Gênesis 3.15 nós encontramos o Senhor Deus anunciando o evangelho pela primeira vez: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

É o próprio Deus que estar revelando o seu santo evangelho ao mundo. Ele está dando um Mediador a um casal que caiu em pecado e precisa de um Salvador urgente. Ele revela esse Salvador que é o seu próprio Filho. Depois Deus mandou seus santos patriarcas e profetas anunciá-lo. Como diz Gênesis 12.3: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Essa era a promessa que foi anunciada pelos patriarcas. A aliança com um Deus Santo. Em que Ele promete um Salvador para a sua geração. Os profetas anunciaram a Jesus Cristo ao povo de Israel e hoje nós que não somos judeus temos a revelação daqueles profetas. Poderíamos citar muitas passagens, mas só vou mencionar o capítulo 53 do profeta Isaías, que lemos. Aquele texto fala claramente sobre a obra de Cristo.

Até as cerimônias e sacrifícios apontavam para Jesus Cristo. Mostravam que o Messias viria para derramar seu sangue na cruz. Fica claro ao lermos a Bíblia que ela fala do início ao fim sobre Jesus Cristo. O próprio Deus anunciou no início e enviou seus servos a proclamar acerca do Seu Filho. Finalmente, Ele cumpriu por seu único Filho como diz Gálatas 4.4-5: “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filho”. Ele prometeu e cumpriu. É através do santo evangelho que temos conhecimento de Jesus Cristo como nosso Mediador. Ele é aquele prometido por Deus desde o início no paraíso e anunciado entre as nações. A sua revelação nos foi dada. O seu santo evangelho nos prova isto.

Irmãos, já ficamos sabendo que o Mediador que devemos buscar é Jesus Cristo. Mas o que Ele deve fazer em nosso favor, para Deus não ficar mais irado conosco? O catecismo diz que Ele deve conquistar e restituir para nós a justiça e a vida. O homem após a queda perdeu o dom da justiça que Deus concedeu a ele. Por causa do pecado ele é incapaz de satisfazer a justiça de Deus. Porque não existe nenhum homem justo, nenhum sequer sobre a face da terra depois da queda. E por causa dessa rebeldia ele está morto em seus delitos e pecados. E agora ele precisa de vida e essa vida só existe em Deus. Como Jesus Cristo vai conquistar e nos restituir a justiça e a vida que tínhamos no paraíso?

Ele irá conquistar através da sua obra sacrificial na cruz. A lei de Deus exige que o homem pague o pecado do homem. E além de ser um homem verdadeiro, ele deve ser sem pecado. Ele tem que ser como Hebreus 4.15 diz: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, MAS SEM PECADO”. Mas, ser apenas um homem sem pecado também não adiantaria nada. Porque ele não suportaria o peso da ira de Deus contra o pecado dos eleitos de Deus. Por isso que o catecismo pergunta: “Por que o mediador deve ser, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus?” e a resposta é a seguinte: “Porque, somente sendo verdadeiro Deus, ele pode suportar, como homem, o peso da ira de Deus, conquistar e restituir para nós a justiça e a vida”. Sendo Deus, ele pode agüentar a ira de Deus contra o pecado. E esse Mediador a Escritura Sagrada diz claramente que é Jesus Cristo. Em 1 Timóteo 2.5 diz: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

Ele se ofereceu para ser nosso Mediador e conquistar e restituir aquilo que perdemos quando pecamos em Adão. Ele levará sobre si nossas dores e enfermidade. Ele se oferecerá em nosso resgate, por amor a cada um de nós. Ele quando nasceu foi desprezado e abandonado. “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso” (Is 53.3-4). Ele foi o homem mais desprezado da face da terra e até hoje ainda continua sendo rejeitado. Ainda hoje as pessoas se recusam a servi-lo. Ainda hoje é motivo de discussão e divisão. Mas, mesmo sendo desprezado, Jesus Cristo, não fez caso de sua própria humilhação que passou e nem da sua própria vida. Ele quando maltratado e humilhado não revidava e nem fazia ameaça. Antes, ele quis fazer isto de bom grado. Ele foi levado “como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (Is 53.7).

Mesmo sendo desprezado e abandonado; oprimido e humilhado; despido e cuspido; espancado e esbofeteado. Negando a sua própria felicidade e vida. Ele quis morrer por você. Ele quis morrer por você mesmo que estar sentado ai. Ele se ofereceu para salvar você da morte eterna. Não existia e não existe nada de bom em você para que Ele fizesse o que fez. Mas, mesmo assim Ele quis morrer por você. Ele quis te dar a vida. Ele quis te levar de volta ao Pai. Ele quis te levar até Seu próprio Pai. Como diz Isaías 53.5,6. Vamos ler irmãos este texto. Abram suas Bíblias e vejam o que ele fez por vocês. O texto diz: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós”.

Ele se fez pecado por nós. Ele se ofereceu na cruz maldita. Ele se fez maldição em nosso lugar. Ele levou o peso da ira de Deus contra os nossos pecados sozinho. Ninguém lhe ajudou. Até seu Pai naquele momento lhe desamparou. Quando Deus derramou sua ira sobre ele naquela cruz e Ele bradou em alta voz: “DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARESTE?” (Mt 27.46). Deus o desamparou para nos amparar. Ele recebeu toda indignação de Deus contra o pecado. Deus derramou sua ira sobre seus ombros. Como diz Isaías 53.10: “Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos”. É mais fácil um homem suportar dez mil quilos de chumbo do que suportar o peso da ira de Deus. O que Jesus suportou na cruz não tem comparação. Ninguém pode representar o que ele passou.

Mas tudo o que ele passou foi por vocês. Foi por vocês que estão aqui obedecendo a ele. A obra dele foi perfeita. Ele conquistou a salvação para todos nós. Não um pouco da salvação, mas foi a completa salvação e justiça. Ele nos foi dado por Deus para isso. Para completa salvação e justiça. Ele ficou satisfeito e feliz com a sua obra de ter satisfeito a justiça de Deus e conquistado a salvação e justiça para nós. Como diz Isaías 53.11, 12: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como sua parte, e com os poderosos repartirá o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu”.

Os irmãos acompanharam a leitura que acabei de fazer? Entenderam bem o que estar sendo dito lá? ELE VERÁ O FRUTO DO PENOSO TRABALHO DE SUA ALMA E FICARÁ SATISFEITO. Que fruto é esse que o texto fala? O final do versículo 12 dá a resposta: “levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu”. O trabalho que ele fez foi penoso. Contudo, foi um ato precioso. Porque os transgressores somos nós. Foi o nosso pecado que Ele levou sobre si mesmo. Ele intercedeu e intercede por nós lá no céu junto do Pai. Nós somos o fruto do seu trabalho. Nós somos as ovelhas que Jesus comprou com seu precioso sangue na cruz. Foi através deste ato que ele conquistou e nos restituiu a justiça de Deus. Conquistou aquilo que nunca conseguiríamos conquistar. Mas por pura graça ele conquistou e nos deu a justiça e a vida.

Amém.