Pesquisar

Dia do Senhor 10

Sermão preparado pelo pastor Alexandrino Moura

Leitura: Romanos 8.18-39

Texto: Dia do Senhor 10

 

Dia do Senhor 10

P. 27. O que é a providência de Deus?

R. É a força Todo-Poderosa e presente, com que Deus, pela sua mão, sustenta e governa o céu, a terra e todas as criaturas.

Assim, ervas e plantas, chuva e seca, anos frutíferos e infrutíferos, comida e bebida, saúde e doença, riqueza e pobreza e todas as coisas não nos sobrevêm por acaso, mas de sua mão paternal.

 

P. 28. Para que serve saber da criação e da providência de Deus?

R. Para que tenhamos paciência em toda adversidade, mostremos gratidão em toda prosperidade e, quanto ao futuro, tenhamos a firme confiança em nosso fiel Deus e Pai de que criatura alguma nos pode separar do amor dEle. Porque todas as criaturas estão na mão de Deus de tal maneira que, sem a vontade dEle, não podem agir nem se mover.

 

Amada igreja do Senhor Jesus Cristo.

No domingo passado nós ouvimos uma pregação no Dia do Senhor 9 do catecismo de Heidelberg. E aprendemos que a Igreja de Cristo crê e confessa sua fé em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra. Com essa confissão a Igreja confessa sua fé em um Criador que criou do nada todas as coisas que existem. E que este mesmo Criador é Soberano. E como Soberano sustenta e governa toda a sua criação. E que Ele é o Provedor de todas as suas criaturas.

E hoje nós vamos falar um pouco mais deste mesmo Deus e sua providência. E como nós podemos aplicar esta doutrina para crescermos espiritualmente.

Eu vos proclamo a palavra de Deus no seguinte tema.

Tema: A providência de Deus nos ajuda a crescer espiritualmente

1. A providência nos faz olhar para Deus

2. A providência nos faz confiar em Deus

1. A providência nos faz olhar para Deus

Irmãos, como a providência de Deus nos ajuda a crescer espiritualmente? No Dia do Senhor 9 do Catecismo de Heidelberg fala de Deus como o Criador. Que tudo o que existe Ele fez surgir com seu poder. Bastou Ele falar e as coisas vieram à existência. Ele criou do nada o céu, a terra e tudo o que neles há. Essa criação maravilhosa que está em nosso redor foi o Senhor Deus que fez. É exatamente por isso que a igreja confessa que crê no primeiro artigo do Credo Apostólico em um Deus Todo-poderoso, Criador do céu e da terra. Ela confessa com amor. Ela confessa com respeito e reverência às obras das mãos de Deus. Essa é a confissão da igreja no Dia do Senhor 9. Mas o que a igreja confessa no Dia do Senhor 10? Ela crê na providência de Deus! Mas, o que é a providência de Deus? O Catecismo de Heidelberg coloca de uma maneira linda sobre o que é a providência de Deus. O catecismo diz: “É a força todo-poderosa e presente com que Deus, pela sua mão, sustenta e governa o céu, a terra e todas as criaturas”. É uma linda definição da providência de Deus que o nosso catecismo está fazendo. A providência também pode ser chamada de Criação. Pois quando Deus criou, ele também continua sustentando esta criação que Ele fez. Veja a linguagem do Dia do Senhor 9: “Creio que o eterno Pai de nosso Senhor Jesus Cristo criou do nada, o céu, a terra e tudo o que neles há e ainda os sustenta e governa por seu eterno conselho e providência. Ele é também meu Deus e meu Pai, por causa de seu Filho Cristo. NEle confio de tal maneira, que não duvido que dará tudo o que for necessário para meu corpo e minha alma; e que Ele transformará em bem todo mal que me enviar, nesta vida conturbada. Tudo isto Ele pode fazer como Deus todo-poderoso e quer fazer como Pai fiel”. A providência mostra o cuidado de toda a criação de Deus. Por isso muitas vezes ela é chamada também até de a doutrina da Criação. A doutrina da criação e a doutrina da providência estão ligadas e por isso andam juntas.

No Dia do Senhor 9 confessamos que Deus criou todas as coisas. E o que fez Deus depois de sua criação? Em Gênesis diz que Ele descansou. Mas, esse descanso não era porque Deus precisava descansar. Ele no sétimo dia parou de criar as criaturas. Ele não parou de trabalhar. Significa que Ele parou de criar, ou seja, Ele não acrescentou mais nada a sua criação. Tudo já estava completo conforme a sua vontade. Mas Ele continua a trabalhar como diz João 5.17: “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. Ele não abandou sua criação ao acaso. Não nos deixou a viver como queremos. Ele continua levando a sua criação ao destino que ele destinara. Tudo está nele e deve voltar para ele. Ele mantém tudo com a sua providência. Veja na pergunta 27 a frase “pela sua mão”. Deus não tem mão. Mas, a Bíblia se adapta a nossa maneira de entendimento. Porque em muitas partes da Escritura Sagrada escutamos falar dos ouvidos de Deus; dos olhos de Deus; dos pés de Deus. E assim possamos entender melhor o que Deus tem falado em Sua Escritura Sagrada.

Assim a providência é a força todo-poderosa e presente com que Deus, pela sua mão, sustenta e governa o céu, a terra e todas as criaturas. Deus sustenta a sua criação. Ele mantém tudo em suas mãos. Quando queremos sustentar alguma coisa usamos as nossas mãos para segurar. Mas, para segurar devemos fazer força. Na providência, Deus está segurando o mundo com sua mão. Deus está com o mundo em sua mão. Ele está cuidando de sua criação. Deus não está apenas na terra que vivemos. Mas em todo universo criado e com suas criaturas. Deus sustenta e governa tudo conforme a sua vontade. Tudo está debaixo do seu governo. Tudo está conforme a sua vontade soberana.

O catecismo ainda fala que providência é a força todo-poderosa e presente com que Deus, pela sua mão, sustenta e governa. Quando você vai segurar alguma coisa em suas mãos, você deve fazer força para segurar. Se você não tiver força o objeto vai cair de sua mão. E, é exatamente o que o catecismo fala da força todo-poderosa de Deus. Ele está segurando tudo em sua mão. Essa força não é uma força qualquer. É a força que não tem limite. Que pode fazer com que as pessoas se movam e deixem de se mover. Que faz nascer e faz morrer. E esta força está em todos os lugares. A força de Deus não vem de longe, mas de perto; ela é uma força onipresente. Deus está presente com todas as Suas excelências e com todo o Seu Ser em todo o mundo e em todas as Suas criaturas. Nele nós vivemos, nos movemos e existimos (At 17.28). Ele não está longe de quem quer que seja. Ele é um Deus próximo, não um Deus distante. Ninguém pode se esconder em lugares tão secretos que Deus não possa encontrá-lo. Ele enche os céus e a terra. Quem poderia fugir de Seu Espírito, ou sair se Sua presença? Ele está no céu e no reino dos mortos, nas partes mais profundas do mar e nas mais densas trevas (Sl 139).

Deus mantém e sustenta todas as coisas. Seu poder sustentador, estende-se a todas as criaturas: aos lírios do campo (Mt 6.28), às aves no céu (Mt 6.26), e até aos fios de cabelos da cabeça (Mt 10.30). Toda criatura existe de acordo com sua natureza. Como ela existe e qual a duração de sua existência, depende do poder de Deus. Ele fez o mundo e sustenta-o através do seu único Filho, como diz Hebreus 1.2-3: “A quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual fez o mundo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”. Tudo está em Deus. Podemos dizer que tudo está em sua mão. Porque Ele é quem governa tudo conforme a sua vontade. Como já foi dito: tudo está em Deus. Porque Ele sustenta tudo com sua força todo-poderosa e presente, com que Deus, pela sua mão, sustenta e governa tudo.

Irmãos, Deus é quem governa e sustenta tudo com sua força poderosa. Ele sustenta a criação com sua mão. Nada está fora do seu controle. Tudo está dentro do seu governo soberano. Nenhuma criatura está fora do seu domínio. A providência significa que Deus sustenta toda a criação em suas mãos pela sua força todo-poderosa.

Irmãos, essa verdade nos conforta e nos faz crescer espiritualmente. Porque tudo estar nas mãos de Deus e por esse motivo tudo vem de sua mão. Nada acontece por acaso. Mas tudo está determinado por Deus. Tudo está debaixo do seu controle. Como diz a resposta da pergunta 27, segundo parágrafo: “Assim, ervas e plantas, chuva e seca, anos frutíferos e infrutíferos, comida e bebida, saúde e doença, riqueza e pobreza e todas as coisas não nos sobrevêm por acaso, mas de sua mão paternal”. Todas as coisas vêm pela mão de Deus. A mão é o meio pela qual vêm todas as coisas. Agora olhe para as últimas palavras da resposta da pergunta 27: “mas de sua mão paternal”. A preposição “DE” dá a idéia de origem. Quer dizer, tudo vem das mãos de Deus, porque tem sua origem nEle. Este é o modo de Deus governar a sua criação pela Sua providência. Tudo está em suas mãos e tudo vem unicamente dele. Nada vem por acaso. Não há sorte na vida humana. Tudo é providência. Tudo está dentro do plano de Deus. Como de governar e cuidar de sua criação. Ele está agindo todos os dias na sua criação. Até mesmo agora Ele está trabalhando. Porque Ele é quem envia tudo o que temos.

Quando perguntamos o que é a providência de Deus, pensamos logo nas coisas extraordinárias. Pensamos em guerras, assassinatos, epidemias, terremotos, maremotos, o fim dos tempos que está para chegar. E assim esquecemos de pensar que a providência de Deus se manifesta de maneiras simples e de maneira que muitas vezes não percebemos. Veja como o catecismo fala de maneira simples da providência de Deus na resposta da pergunta 27, no segundo parágrafo: “Assim, ervas e plantas, chuva e seca, anos frutíferos e infrutíferos, comida e bebida, saúde e doença, riqueza e pobreza e todas as coisas não nos sobrevêm por acaso, mas de sua mão paternal”.

Todos os dias nós vemos as ervas e as plantas sendo cuidadas por Deus. Ele dando o crescimento. Ele dando as condições para as ervas e as plantas colocarem seus frutos. Colocarem seus frutos para nós. Ele cuida das plantas para glorificarem a Ele como criador da sua maneira. Elas não falam, mas glorificam a Deus com seu esplendor. Também chuva e seca vem de Deus. Quando ele quer cai chuva. Pode até causar inundação e pessoas morrem. Mas vem de Deus. Quando Ele fecha as portas dos céus há seca na terra. As pessoas sofrem com a seca. Até morrem pessoas. Mas tudo isto vem de Deus.

Quando Deus quer há anos frutíferos. Pode ser na agricultura ou em qualquer outro trabalho. Mas, quando ele não quer, ele fecha sua mão e os anos são infrutíferos. Mas, tudo vem de Deus. Comida e bebida? Quem nos dá? É Deus quem coloca o alimento todos os dias em nossas mesas. Saúde e doença? É Deus também quem nos dá uma vida saudável, dando-nos saúde. Ou quando ele retira de nós a nossa saúde e começamos a sofrer. É Deus que está dando-nos tudo isto. Não se espante. Isto vem de Deus. A riqueza e a pobreza também vêm de Deus. É Deus quem faz com que exista rico e pobre. Porque Ele sabe o que a riqueza pode fazer na vida do homem. Por causa da riqueza o homem pode dizer: estou farto e abastado e não preciso de Deus. Ou a pobreza demais a outros. Porque podem roubar e blasfemar a Deus. É por isso que ele controla tudo e dá a cada um segundo a Sua vontade. São nestas coisas simples que a providência de Deus se cristaliza dia após dia neste mundo. Estas coisas passam muitas vezes despercebidas todos os dias por nós. Nós muitas vezes não enxergamos a mão de Deus nisto tudo. Achamos que as coisas vêm por acaso. Mas não é verdade.

Veja o que o catecismo diz: “todas as coisas não nos sobrevêm por acaso, mas de sua mão paternal”. O catecismo faz questão de dizer que nada vem a nós por acaso, por acidente. Mesmo que seja sofrimento. Mas, tudo vem unicamente da MÃO PATERNAL de Deus. Ele é nosso Pai Celeste e como Pai, Ele cuida de nós. Tudo está em suas mãos e por isso tudo vem unicamente dele. Irmãos, vocês percebem o cuidado de Deus em suas vidas? Vocês vêem Deus trabalhando neste mundo? Como crente você deve ver Deus trabalhando neste mundo. Porque ser cristão é conhecer a Deus e ver como Ele trabalha neste mundo.

2. A providência nos faz confiar em Deus

Irmãos, como saber sobre a providência de Deus pode nos ajudar a enfrentar os desafios da vida diária? Como a providência pode nos ajudar no crescimento espiritual?

Irmãos, a providência nos faz olhar para fora de nós mesmos. Ela faz com que olhemos para Deus e nos faz reconhecer que Deus governa tudo. Essa verdade nos dar muito conforto diariamente. Porque tudo está nas mãos de Deus. Ele sustenta tudo em suas mãos com sua força todo-poderosa e que está presente em todos os lugares. E por causa disto tudo vem de suas mãos. Nada acontece por acaso. Nada acontece por acidente neste mundo. Deus controla tudo o que acontece neste. Nenhum homem pode agir nem se mover sem a permissão de Deus. Porque tudo está em seu domínio.

E, é exatamente por isto que o catecismo pergunta: “Para que serve saber da criação e da providência de Deus?”. Quando conhecemos sobre a criação de Deus e de que Ele ainda cuida dela. Vamos entender e confessar da mesma maneira que o catecismo faz. “Para que serve saber da criação e da providência de Deus? Para que tenhamos paciência em toda adversidade, mostremos gratidão em toda prosperidade e para que, quanto ao futuro, tenhamos a firme confiança em nosso fiel Deus e Pai de que criatura alguma nos pode separar do amor dele”. É para isto que serve saber da criação do Senhor e de sua providência. Não basta saber apenas do que se trata a providência de Deus. NÓS TEMOS QUE VIVER NA DEPENDÊNCIA DA PROVIDÊNCIA DE DEUS. Devemos esperar unicamente das mãos de Deus este cuidado. Este entendimento da providência de Deus, de que tudo está em suas mãos e que tudo vem de suas mãos – até os nossos sofrimentos. Assim entenderemos o que o catecismo quer dizer na pergunta 28.

Mas, o que chama a atenção é a ordem dos acontecimentos dos fatos nesta resposta do catecismo. O catecismo diz que: devemos ter paciência na adversidade, mostrar gratidão na prosperidade e ter confiança no futuro. Por que o catecismo fala primeiro de ter paciência em toda adversidade? Um bom crente não é primeiramente grato a Deus por tudo o que recebe? O motivo de falar de ter paciência na adversidade é porque na vida tem mais adversidade do que alegria. Todos os dias somos entregues a morte. Todos os dias nós sofremos na carne e por muitos outros sofrimentos. Adversidade é perceber que tudo está fora do nosso controle. Nada está indo como gostaríamos que fosse. Vocês não percebem que muitas vezes isto acontece com vocês?

O século dezoito era uma época otimista. Naquele século foi AFIRMADO QUE DEUS CRIOU O MELHOR DE TODOS OS MUNDOS possíveis. Mas quando no ano 1755 a cidade de Lisboa foi destruída por um terrível terremoto, muitos começaram a blasfemar contra a existência de Deus e a negar Sua existência. Não sabiam e nem conheciam nada sobre a providência de Deus. Todo otimismo foi jogado na lama com sua filosofia e teologia sem sofrimento.

E, é exatamente o que se prega nas igrejas evangélicas de hoje. Uma teologia apenas de bênçãos e de felicidade. Que o sofrimento não faz parte da vida do cristão. O sofrimento é obra do diabo e seus demônios. Por isso você precisa ir à igreja e participar de algum evento de libertação. Você precisa de mais fé. Mas a felicidade só vem se você for fiel nos dízimos. O que você dá a Deus, receberá em dobro.

Porém, o que diz as Escrituras Sagradas? Irmãos, a leitura que fizemos em Romanos 8 mostra que esse mundo está debaixo da maldição de Deus e que o sofrimento faz parte desta vida agora.

Romanos 8.20 diz: “Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou”. E o verso 22 ainda diz: “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Romanos 8.23 ainda diz: “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”. Nestes versos encontramos as palavras: vaidade, gemido, angústia. São palavras que caracterizam o sofrimento de toda a criação e inclui cada um de nós.

E no restante do capítulo ainda encontramos mais palavras que falam do sofrimento. Palavras como: acusação, condenação, morte, tribulação, perseguição, fome, nudez, perigo, espada. Todas estas palavras nos falam dos sofrimentos nesta vida. O sofrimento é uma realidade em nossa vida. Não existe vida cristã sem sofrimento neste mundo caído. E tudo isso vem de Deus!

É aqui que nós queremos lutar contra a soberania de Deus. Pois fomos infectados com um falso evangelho de que Deus apenas envia o que bom para nossas vidas. O que for mal vem do diabo. E por esse motivo não queremos aceitar que Deus possa enviar o mal sobre nós.

Ele pode nos fazer sofrer e este sofrimento vem de sua mão paternal. O que vem de Deus tem sempre um propósito definido. Por isso Paulo está dizendo em Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Irmãos, o apóstolo fala com toda a convicção que todos nós sabemos que tudo o que acontece sobre nós coopera, trabalha para o nosso bem, nós que amamos a Deus. Por isso nós confessamos que tudo vem da mão paternal de Deus.

Irmãos, o catecismo nos ensina que temos que ter paciência na adversidade. Quando nosso catecismo fala para termos paciência em toda adversidade, não é para ficarmos como pessoas frias, mortas. Mas que esperemos com paciência o socorro que vem do Senhor. Jó nos ensinou a ter paciência nos momentos difíceis. Ele era muito rico. Tinha uma família abençoada pelo Senhor. Vivia feliz. Mas de uma hora para outra perdeu tudo o que tinha. Até seus filhos morreram. O que foi que ele fez neste momento? Negou a Deus na adversidade? Não, pelo contrário, ele adorou o Senhor e disse: “Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó 1.21). Depois de sua declaração de fé no Senhor, escutamos a Escritura Sagrada dizendo: “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1.22).

Irmão, se você provou o perdão de Deus em sua vida. Se você recebeu o perdão de seus pecados, quando Deus derramou o Seu amor sobre você. Então, você será um cristão paciente em toda a adversidade que surgir em sua vida. Esperando na fé a salvação do Senhor.

A segunda coisa que o catecismo menciona do nosso conhecimento da providência é “mostrar gratidão na prosperidade” a Deus. Vocês já se perguntaram por que o catecismo fala de sermos gratos a Deus na prosperidade? Porque é muito mais fácil esperar em Deus na adversidade do que ser agradecido a Deus na prosperidade. Quantas pessoas neste mundo agradecem a Deus por tudo o que tem? Isto pode até acontecer na igreja. Quantas vezes não pedimos a Deus um emprego na adversidade. Mas, quando recebemos o que pedimos, esquecemos de Deus. Esquecemos de agradecer-Lo. Quando Jesus curou dez leprosos, quantos vieram até Ele agradecer pela cura? Apenas um. Apenas um dos dez leprosos. Os outros nove nem sequer se lembraram de Deus. Porque a prosperidade pode ser um laço de morte na vida dos crentes. Por isso Jesus adverte para termos cuidado com as riquezas. Porque ela pode ser um laço para o nosso coração. Porque na prosperidade achamos tudo muito bom. E por isso devemos guardar o nosso coração para não sermos ingratos. Devemos ser agradecidos neste momento de nossa vida.

Irmão, você está agradecendo a Deus por tudo o que recebeu? Você está sendo fiel em suas ofertas ao Senhor? Não seja ingrato em sua vida. Não despreze o Senhor na prosperidade. Mas confie nEle em toda a sua vida.

Isto nos leva a terceira coisa mencionada pelo catecismo: “termos confiança quanto ao futuro”. Irmãos, o que vocês esperam do seu futuro? Vocês têm esperança no futuro? Vocês confiam em seu futuro? O catecismo fala de termos uma confiança firme quanto ao futuro. Sabe por que podemos ter esta firme confiança? Por causa de Cristo. Por causa de Cristo podemos ter confiança quanto ao futuro. Ele foi cravado na cruz por nós. Sofreu por nós. Foi naquele ato maravilhoso que Deus encheu as nossas mãos com a justiça de Cristo. Deus estendeu a mão para nós, em vez do Seu Filho quando estava na cruz. Ele resolveu nos amparar em vez do seu Filho. Esta é a confiança que devemos ter quanto ao nosso futuro.

Isto é a providência de Deus. Tudo está em Deus e tudo vem de Deus. Quando sabemos que isto é a providência de Deus, vamos confessar como o apóstolo Paulo afirma que nem a tribulação, nem angústia, nem perseguição, nem fome, nem nudez, nem perigo, nem espada pode separar-nos do amor de Cristo. Se Deus é por nós quem será contra nós? Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Deus da minha salvação (Hc 3.17-18).

Amém.