Pesquisar

João 10. 27-28

Sermão preparado pelo pr. Elissandro Rabelo e pregado no dia 20\09\2020 na Congregação de Fortaleza – CE em culto festivo com profissão de Fé e Santa Ceia.

Texto: João 10.27,28

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo

Aqui em João 10.1-21 nós temos um diálogo de Jesus com os fariseus logo após ele ter curado um cego de nascença (João 9). Além dos líderes religiosos, estão presentes na conversa os discípulos, o homem curado e alguns judeus. Antes disso, Jesus mostrou amor pelo cego curando-o e salvando-o. O cego creu em Jesus e o adorou. Ele se tornou uma ovelha de Cristo. Por outro lado, os fariseus não mostraram nenhum amor pelo cego, mas o ameaçaram e o desprezaram.

Nesse contexto, Jesus se revela como o Bom Pastor em contraste com os fariseus que eram maus pastores. Estes não se preocupavam com as ovelhas e as lançavam fora (Jo.10.21). Jesus os compara a ladrões e salteadores que roubam a vida das ovelhas e a mercenários que não têm amor pelas ovelhas, mas só trabalham pelo salário (vss.8,10,11; 9.22). Jesus não é como eles. Ele mesmo afirmou: “Eu sou o Bom pastor. Não sou como ladrão que vem para roubar as ovelhas. Não sou com o mercenário que não tem amor pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor que ama as suas ovelhas”. O que Jesus faz como Bom Pastor? Ele conhece suas ovelhas (14,15,27); guia suas ovelhas (3,4); concede vida abundante e eterna a suas ovelhas (10,27,28); reúne suas ovelhas (16); protege suas ovelhas (28). Ele faz tudo isso porque já deu a sua vida pelas ovelhas (11,14).

Agora observe o contexto de João 10.22-30. A situação é diferente, mas o assunto é o mesmo: o relacionamento do pastor com suas ovelhas. A ênfase de Jesus agora é no contraste entre as suas ovelhas e os judeus incrédulos. A situação é esta. Jesus está no templo em Jerusalém comemorando a festa da Dedicação (22,23). Essa festa durava oito dias e reunia muitos judeus em Jerusalém. Nessa festa comemorava-se a purificação do templo do Senhor ocorrida no ano 165 a.C.

Jesus estava na festa. Ele se encontrava na parte interna do templo, pois era inverno (23). Naquele momento, alguns judeus questionaram se ele realmente era o Cristo (24). Jesus denunciou a incredulidade dos judeus (25,26) e os contrastou com suas ovelhas (26,27). “Vocês desprezaram minhas palavras e minhas obras, porque não são das minhas ovelhas. Mas as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem”. Aqui em João 10.27,28, Jesus nos revela duas verdades importantes sobre ele mesmo como nosso Pastor e sobre nós como suas ovelhas.

Em primeiro lugar, Jesus afirma que as suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (v.27). Ouvir a voz do seu pastor é uma característica natural de uma ovelha normal. Cada rebanho tem o seu próprio pastor e quando este chama suas ovelhas, elas ouvem, reconhecem a sua voz e prontamente o seguem (v.4), ora para o aprisco, ora para os pastos verdes e para os lugares onde havia água fresca. É assim também com todo crente que professa sua fé em Cristo. Ele deve ouvir a voz de Cristo, o seu Pastor e segui-lo para onde ele o conduz. Cristo nos chama para dentro do seu aprisco que é a igreja. Ele nos conduz a pastos verdejantes e águas tranquilas e nos consola com o seu bordão e cajado. Ele nos governa e nos consola com sua Palavra e Espírito no contexto da sua igreja.

Cabe a nós ouvir a sua voz e segui-lo para o nosso próprio bem e salvação. O que significa ouvir a voz de Cristo? Não é simplesmente deixar sua palavra entrar num ouvido e sair pelo outro. É ouvir atentamente para crer em Cristo e aplicar sua palavra em nossas vidas; é se colocar debaixo do que Cristo fala, guardar os seus mandamentos e confiar nas suas promessas (Mt.28.20).

Ouvir a voz de Cristo é ouvir somente a voz de Cristo revelada na Bíblia. Você precisa distinguir a voz de Cristo da voz dos falsos mestres que até usam a Bíblia e falam de Jesus. Tem muita gente falando de Cristo e em seu nome, mas não conforme o ensino da Escritura. Estão semeando heresias por aí afora. Alguns falam de Jesus, mas negam que ele é verdadeiro Deus. Outros falam de Jesus, mas dizem que a salvação depende das boas obras do homem. Outros falam em Jesus, mas pregam a teologia da prosperidade. Há até pessoas que falam de Jesus, mas apoiam o aborto, o homossexualismo, o divórcio, etc.

Meus irmãos! Vocês precisam conhecer a voz de Cristo para não se deixar levar por falsas doutrinas. Daí a importância de alguém, antes de se tornar um membro do corpo de Cristo, estudar a Bíblia e as Confissões da Igreja para não se deixar levar por qualquer vento de doutrina, mas para crescer na graça e no conhecimento de Cristo e ter condições de responder àqueles que lhe perguntam sobre a razão da vossa fé. As quatro primeiras perguntas da profissão de fé abordam o compromisso do crente com a sã doutrina da palavra de Deus, ou seja, em ouvir e crer somente no que Deus nos revelou em sua Palavra.

Como você sabe que é uma verdadeira ovelha de Cristo? Quando você se dispõe e se satisfaz em ouvir somente a voz de Cristo. A palavra dele é suficiente para alimentar a sua alma? Você se contenta com os ensinamentos de Cristo? Ou anda a procura de novidades? Amados! Jesus fala hoje ao nosso coração, não por meio de sonhos e revelações fora da Bíblia, mas pela pregação viva da sua palavra e pela leitura regular da Escritura que é útil para o seu ensino, repreensão, correção e consolo (II Tm.3.16; Rm.15.4).

Ouvir a voz de Cristo é ouvir regularmente a voz de Cristo. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz”. O verbo que Jesus usa aqui para “ouvir” traz a ideia de ouvir a sua voz não de vez em quando, mas continuamente. Uma fiel ovelha de Cristo é aquela que assume o compromisso regular de se colocar debaixo da pregação da palavra de Cristo nos cultos públicos (pergs.11 e 12 da PF). Você tem ouvido regularmente a voz do Senhor nos cultos públicos ou na leitura individual e familiar da Bíblia? Você tem aproveitado cada oportunidade para ouvir a voz de Jesus? E não só isso! Você tem ouvido a voz de Cristo com atenção, humildade e prazer? Ou outras coisas têm sufocado sua atenção e interesse na palavra de Cristo?

Meus irmãos! Quando negligenciamos os cultos por motivos injustos, quando não reservamos tempo para ler a Bíblia porque damos prioridade aos nossos hobbies (diversões) ou porque estamos sufocados com tantas atividades, e mesmo quando estamos na igreja, mas o nosso coração não está faminto e sedento pela palavra de Deus, então, estamos dizendo com isso que a voz de Cristo não importa para nós, que tudo aquilo que ele nos diz não é do nosso interesse.

Quando não reservamos tempo para cumprir a promessa que fizemos na ocasião do batismo de ensinar os caminhos do Senhor aos nossos filhos, quando relaxamos em não trazê-los regularmente aos cultos, então, estamos dizendo com isso que ouvir a voz de Cristo não é importante para eles e assim falhamos em conduzir nossos pequeninos a Cristo para que creiam nele, comprometam-se com sua igreja e sejam salvos.

Amados irmãos! O Bom Pastor quer nos pastorear com sua palavra para o nosso próprio bem e salvação. Porém, nós, muitas vezes, como uma ovelha rebelde, desprezamos a sua sábia voz para seguir o nosso próprio caminho. No entanto, Jesus é compassivo conosco, pois não retém de nós a sua palavra, mas continua falando conosco. Ele faz isso com a vara da sua palavra e disciplina através de seus oficiais que ele nos deu para nos pastorear até a glória!

Nenhum de nós é uma ovelha perfeita. Estamos sujeitos a pecar contra o Senhor em doutrina e vida! Se isso acontecer, para o nosso próprio bem, coloquemo-nos debaixo da disciplina do Senhor (P 13 da PF)! Ouçamos a sua repreensão humildemente e corrijamos os nossos caminhos! Que o Senhor nos dê arrependimento e fome e sede da sua palavra! Pois não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

Para que você deve ouvir a voz de Cristo? Para segui-lo. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem”. Assim que as ovelhas ouvem e reconhecem a voz do seu pastor, elas prontamente o seguem. Seguir a Cristo. Este é o nosso chamado como membros da sua igreja e a nossa vocação como cristãos. Ser cristão não é outra coisa senão seguir a Cristo e guardar o que Ele nos tem ordenado. Não importa somente ter o nome de cristão ou até ser um membro de uma igreja cristã. O que vale para nós, irmãos, é viver como cristão, guardar os mandamentos de Cristo, ouvir e praticar a sua palavra.

Nos dias em que Jesus esteve aqui na terra, milhares de pessoas seguiram após ele. A verdade é que muitos andaram atrás de Jesus com motivações erradas, em busca de curas, milagres e pão material e não porque realmente seguiam a Cristo como verdadeiros discípulos. Ainda hoje é assim. Tem muita gente andando atrás de Jesus em busca de prosperidade material e não porque deseja segui-lo em amor e obediência! Que o Senhor nos livre desse cristianismo superficial, hipócrita e nominal. Não é esse tipo de membros ou ovelhas que ele deseja ter no aprisco da sua igreja. Ele quer ver ovelhas fiéis que ouvem a sua voz e o seguem.

Saibam disso meus irmãos! Seguir a Cristo não é andar atrás dele. Seguir a Cristo não é estar na igreja em busca dos seus interesses ou apenas por tradição, não é somente ter o nome de cristão ou fazer parte da membresia da igreja. Seguir a Cristo é negar a si mesmo, tomar a sua cruz, sofrer por amor a Cristo, valorizar sua palavra, comprometer-se em usar os seus dons para edificar a igreja (P 9 da PF). Seguir a Cristo é contentar-se nele como seu Salvador e levá-lo em consideração em todos os seus planos e caminhos (Ef.6.6; Cl.3.17; I Co.10.31). Quem ama a Jesus, ouve somente e regularmente a sua voz e o segue em amor e obediência (Jo.14.21,23).

A segunda verdade que Jesus ensina no nosso texto é em relação a si mesmo como nosso Pastor. Jesus afirma que conhece as suas ovelhas e as guarda na salvação (v.27,28). “Eu as conheço” (v.27; 14). Quanto consolo há nestas palavras pra você que é uma ovelha de Cristo. São palavras que expressam o amor de Cristo por aqueles que lhe pertencem. Ele nos chama de “minhas ovelhas”. Somos dele. Ele nos comprou para si mesmo com seu próprio sangue! Confessamos que pertencemos a Cristo, corpo e alma, na vida e na morte. Ele é o nosso dono e como tal ele conhece perfeitamente cada um de nós, chamando-nos pelo nosso próprio nome (v.3). O Senhor conhece os que lhe pertencem (II Tm. 2.19). Que consolo sabermos disso, irmãos: Somos de Jesus e Ele nos conhece profundamente.

O que significa que Jesus nos conhece? Jesus não só sabe quem você é, mas ele o ama. Ser conhecido por Jesus é ser escolhido e salvo por ele para desfrutar do seu amor; é ter um relacionamento íntimo com ele. Jesus nos conhece porque ele nos trouxe para perto de si a fim de nos amar, nos salvar e cuidar de nós mesmos (10.14). Cristo te ama e sabe de tudo a teu respeito. Não existe uma coisa sequer na sua vida que ele não saiba e não se coloque perto para cuidar de você.

Jesus conhece suas fraquezas e está perto para perdoar você.Uma ovelha é um animal frágil e com a tendência de se desviar do caminho. É uma figura que se aplica muito bem a nós pecadores com a tendência de se desviar dos caminhos do Senhor. Mas Cristo sabe o que acontece no meio de suas igrejas. Seus olhos são como chamas de fogo e enxergam todos os nossos atos e os motivos escondidos do nosso coração, sejam estes bons ou maus. Se você é uma ovelha de Cristo, lembre-se que ele conhece suas quedas e pecados e que Ele é um pastor paciente e misericordioso para perdoá-lo e restaurar a sua vida (P 7 – PF). Ele usa a Sua Palavra para chamar as ovelhas desgarradas de volta ao seu aprisco a fim de resgatá-las e perdoá-las. Se, porventura, você vier a cair em pecado, saiba que Jesus conhece suas transgressões e é rico em perdoar. Confesse a ele o seu pecado e alegre-se com o perdão que ele te promete e garante no seu precioso sangue derramado na cruz como a Santa Ceia testifica.

Jesus conhece suas aflições e está perto para socorrê-lo.As ovelhas de Cristo podem passar por aflições em sua peregrinação sofrida aqui na terra. Podemos ser perseguidos por causa da nossa fé em Cristo. Estamos sujeitos a sofrer com doenças, escassez, luto e tantos outros males. Como ovelhas de Cristo nós não estamos isentos de peregrinar por vales escuros. Os problemas e as lutas da vida nos sufocam e, se formos deixados à nossa própria sorte, nós vamos perecer em nosso sofrimento. Mas graças a Deus não estamos sozinhos. Nosso Bom e Supremo Pastor Jesus tem cuidado de nós. Ele não nos deixou órfãos, mas nos enviou o Consolador para nos dá força em nossas aflições. As promessas de sua palavra nos vivificam. Ele está conosco no vale da sombra da morte (Sl.23.4). Podemos contar com a graça e a força de Jesus também nos dias maus! Lancemos sobre ele nossas preocupações, pois ele tem cuidado de nós (I Pe.5.7).

Jesus conhece suas necessidades e é poderoso e bondoso para supri-las.Quando professamos a nossa fé, nós confessamos que vamos buscar a nossa vida fora de nós mesmos, mas em Jesus Cristo somente (P.6 da PF). Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará (Sl.23.1). Jesus guia e alimenta suas ovelhas (Jo.10.3,4). Nele somente temos tudo que precisamos para nosso corpo e nossa alma. Ele nos dá o pão de cada dia. Ele não nos deixa faltar a sua palavra a fim de nos guiar pelas veredas da justiça e refrigerar a nossa alma. Na Santa Ceia, Ele nos sustenta e alimenta para a vida eterna. Em Cristo podemos encontrar sustento, graça e força para sermos membros vivos de sua igreja.

Jesus não só conhece suas ovelhas, mas também as guarda na salvação que conquistou para elas (v.28). Que privilégio grandioso pertencer a Cristo e ser uma ovelha dele! Não existe benção maior do que está ligado a Cristo por verdadeira fé e ser um membro da sua igreja. Ele compartilha conosco todas as suas riquezas espirituais. Desfrutamos dos seus cuidados aqui e agora. Mas também temos um futuro certo e glorioso pela frente. Sabemos para onde estamos indo e que vamos chegar lá com toda certeza. Nosso destino é herdar a vida eterna com Cristo.

E a certeza de que vamos chegar lá não depende de nossas próprias forças, mas do poder de Cristo que nos prometeu dizendo: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão”. Aqueles a quem o Pai escolheu antes da fundação do mundo, aqueles por quem Cristo morreu na cruz, aqueles que foram selados com o Espírito Santo, serão guardados no caminho da salvação até o fim. Pois, Aquele que começou a boa obra em nós, há de completá-la no dia de Cristo (Fp.1.6).

Pode ser que você enfrente tentações e provações na sua caminhada de fé, mas uma coisa é certa: seu destino final é a vida eterna, pois Cristo não vai permitir que nada nem ninguém lhe arrebate da sua mão. Jesus não é como o mercenário que abandona as ovelhas ao vir o lobo (12,13). O mercenário não ama as ovelhas, por isso as abandona. Mas Cristo é diferente. Ele é um pastor amoroso e poderoso para cuidar de nós. Ele não morreu por suas ovelhas para depois abandoná-las. Mas ele cuida delas até o fim de modo que nenhuma delas se perderá. E não existe lugar mais seguro para estarmos, tanto nesta vida quanto na futura, senão nas mãos bondosas e poderosas do nosso Supremo e Bom Pastor Jesus Cristo.

Que benção para você ser uma ovelha de Cristo e está dentro do seu aprisco que é a igreja! Ele te guarda corpo e alma, na vida e na morte! Ele te conduz para a vida eterna! Console-se no cuidado do seu Bom Pastor Jesus Cristo por você! Ouça a voz dele e o siga para vida eterna! Assuma o compromisso de ser um membro vivo da igreja dele na confiança de que Ele mesmo, que te chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, há de te aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar (I Pedro 5.10,11). Amém!