Pesquisar

Salmo 19.7

LITURGIA

*Cântico de Entrada: Hino 44:1-2

*Invocação: Salmo 18:30-31 e 46-50

*Saudação: “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Amém! 

*Salmo 40b:1-4

*Oração

*Leitura: Provérbios 2.1-10; Tiago 1.5-8; 3.13-18.

*Texto: Salmo 19.7b.

*Salmo 19:3-5

*Oração [saúde, sabedoria, santificação e evangelização]

*Ofertas

*Cântico final: Salmo 40b:5-7

*Bênção final: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” (2 Co)

——————————————

Sermão do Pastor Elissandro José Vieira Rabelo 

Texto: Salmo 19.7b: A Palavra de Deus Dá Sabedoria aos Símplices

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo

Do que você realmente precisa nesta vida? Qual a sua maior necessidade para viver uma vida abençoada e feliz? Seria em primeiro lugar, um emprego? Ou talvez uma casa nova? Ou quem sabe um companheiro ou uma companheira? Ter filhos? Viver viajando? “Independência financeira”? É claro que algumas destas coisas são necessárias/lícitas e úteis para abençoar nossas vidas! Deus, em Sua bondade, pode nos dar todas estas coisas! E de fato, Ele nos dá porque é o Nosso Pai Celeste que tem cuidado de nós! 

Mas há outra coisa fundamental que Ele também quer nos dá e que sem ela, tudo o que nós temos não tem valor e sentido nenhum! Crianças, o que coisa seria esta? Qual é o seu palpite? Sabedoria, irmãos! Precisamos de sabedoria para lidar corretamente com as coisas que temos e para viver uma vida abençoada e agradável aos olhos do nosso Deus! Deus quer nos abençoar com a Sua sabedoria e Ele faz isso por meio da sua Palavra!  

A mesma Palavra de Deus que restaura a nossa alma, trazendo conversão e refrigério, também dá sabedoria aos símplices! Davi acrescenta mais este benefício da Palavra de Deus na vida do crente (Sl.19.7b). Não basta que sejamos convertidos e consolados; precisamos também aprender a vontade do Senhor e praticá-la, crescer na graça e no conhecimento de Cristo para aprender como servi-lo fielmente! A Palavra de Deus também nos abençoa com este benefício! Davi nos ensina isto aqui no Salmo19.7b (“o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices”)! Com base nesse texto, eu vos proclamo a Palavra de Deus no seguinte tema:

A Palavra de Deus Dá Sabedoria aos Símplices

1) A Fonte da Sabedoria

2) A Natureza da Sabedoria

3) A Necessidade da Sabedoria

(1) De onde vem a verdadeira sabedoria de que necessitamos para viver? Da mente dos grandes filósofos da humanidade? Dos livros de autoajuda dos psicólogos modernos? Dos influenciadores da internet? Do íntimo do seu coração? Dos astros e horóscopo dos videntes? Nada disso, irmãos! A verdadeira sabedoria vem somente de Deus que tem prazer em nos dar da sua sabedoria (Pv.2.6 – “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento”)! 

Por isso que Tiago nos encoraja a orar por sabedoria e buscá-la em Deus que a todos dá liberalmente (Tg.1.5). Mas observe que tanto Tiago quanto Salomão em Provérbios nos ensinam que a sabedoria de Deus não chega até nós automaticamente ou por osmose! Não é assim que simplesmente fazemos uma oração por sabedoria e depois ficamos esperando de braços cruzados/ou sentados na frente da televisão/celular que Deus nos encha da sua sabedoria. Mas a Bíblia nos chama não só a orar com fé, mas também a buscar intensamente pela sabedoria (Pv.2.1-5). 

Mas buscá-la onde? Qual a fonte segura de sabedoria que Deus nos deixou para bebermos dela e sermos plenos de conhecimento para discernir as coisas e agir corretamente? Em Jó 28 podemos ver que “O abismo diz: Ela não está em mim; e o mar diz: Não está comigo… O abismo e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.”Jó 28:14, 22. Então, ele responde: “Deus lhe entende o caminho, e ele é quem sabe o seu lugar. então, viu ele a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.” (Jó 28:23, 27)

Na Palavra de Deus que está diante de nós e que foi escrita para obtermos o ensino do bom proceder e para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso (Pv.1.1-4). 

Precisamos ler e meditar na Palavra de Deus para achar a sabedoria. “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:14-17)

Essa fonte de sabedoria que vem de Deus é confiável para nos ensinar o bom caminho, pois Davi se refere a ela no nosso texto como o “Testemunho do SENHOR”. O termo “testemunho” aqui aponta para a verdade que Deus testifica sobre Si mesmo em Sua Palavra. A Bíblia traz em seu conteúdo a auto revelação de Deus, o testemunho pessoal de quem Ele é, do que Ele tem feito por Seu povo e do que Ele exige do seu povo. Ele é o SENHOR que salva o seu povo e lhe dá Sua lei para instruí-lo no bom caminho. Quando Davi afirma que esse testemunho do SENHOR é fiel, ele quer dizer que a Palavra de Deus é confiável e digna de crédito por parte do crente, porque ela vem do SENHOR, o Deus da aliança que mantém a sua fidelidade para sempre (“Os teus testemunhos, tu os impuseste com retidão e com suma fidelidade.” – Salmos 119:138 – “A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.” – Salmos 119:142). Temos, portanto, na Bíblia uma fonte segura e confiável da verdadeira sabedoria. 

Se nós desejamos saber quem é Deus, quem somos e como viver corretamente, voltemos os nossos olhos para o testemunho de Deus nas Escrituras. Toda vez que abrimos a Bíblia, somos expostos à verdade testificada pelo próprio Deus acerca de Si mesmo, de Sua salvação e de como devemos viver. E nesse testemunho seguro do Senhor encontramos a verdadeira sabedoria. Que benção é a Palavra de Deus para nós, meus irmãos! Pois em um mundo cheio de incertezas e mentiras/um estudo que diz isso enquanto o outro diz aquilo, temos algo certo e seguro para nos ensinar o caminho da vida! Por isso, não se deixe iludir e se enganar com a sabedoria deste mundo, mas se volte para a verdade segura da Palavra de Deus! Não se deixe conduzir pelo conselho dos ímpios/daquele seu colega do “mal caminho”/pelo conselho dos telejornais e programas de TV que levam à perdição, mas atente para os bons conselhos do Senhor em sua Palavra para ter uma vida abençoada!

A sabedoria do mundo é demoníaca e cheia de inveja, confusão e toda sorte de coisas ruins! Quem se deixa levar por ela, está arruinando a sua vida! O jovem, por exemplo, que segue os maus conselhos de seus amigos mundanos, querendo viver do seu próprio jeito sem ouvir a boa instrução dos seus pais, se entregando a toda sorte de imoralidade, está destruindo a sua vida! Por outro lado, o jovem que busca sabedoria na Palavra de Deus e se lembra do seu Criador na sua mocidade, terá uma vida abençoada por Deus! O casal que segue o conselho ímpio do mundo de desprezar o casamento (divórcios ilegítimos), de não viver cumprindo o papel bíblico de marido e mulher, mas viver no egoísmo e na falsa liberdade, não vai muito longe. Mas o casal que busca sabedoria na Palavra de Deus vai encontrar sábios conselhos para viver uma vida feliz e reta diante dos olhos de Deus em seu casamento (Sl.128)! A pessoa iracunda/orgulhosa precisa da Palavra para aprender sobre Aquele que é manso e humilde de coração. A pessoa maledicente precisa da Palavra para aprender como a língua é fogo consumidor e como deve usá-la com sabedoria para glorificar a Deus. A pessoa inconstante precisa da sabedoria de Deus para estar enraizado/fundamento na Verdade e não ser levado em sua vida para lá e para cá.

Portanto, meus irmãos! Em um mundo cheio de coisas em que você não pode confiar e conselhos ímpios, aqui está a confiável Palavra que vem de Deus para dar sabedoria aos símplices! Você tem buscado essa sabedoria na fonte divina e correta que é a Bíblia? Você tem se voltado para o Senhor em oração e no estudo e meditação da Sua Palavra para aprender a sabedoria que vem do alto? Você tem se submetido aos bons e sábios conselhos que vem do Senhor mediante a pura pregação na igreja e a instrução fiel dos seus pais (em casa ou de seus pastores)? O que você tem buscado na igreja? A sabedoria que vem do alto, a glória de Deus, ou os seus próprios interesses/clube de amizades? Busque a sabedoria que vem do Senhor na oração e no estudo da Sua Palavra e ela entrará no teu coração e será agradável à tua alma (Pv. 2:10). 

Davi experimentou esse benefício da sabedoria que vem do Senhor, porque ele a buscou na fonte certa: em Deus e na Sua Palavra Fiel. Ele foi um rei sábio (II Sm.14.20), porque meditava na Palavra de Deus e orava continuamente a Deus pedindo por entendimento e sabedoria (ver Sl.119.27- Faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas. S.119:34 – Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei. Sl 119:125 – Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos). 

Que benção é a sabedoria que vem da Palavra de Deus, pois ela te tornará mais sábio que teus inimigos e mais prudentes que os idosos (Sl.119.98-100). A Palavra de Deus é tudo o que você precisa não só para restaurar completamente a sua alma, mas também para te fazer uma pessoa sábia, ou seja, alguém hábil e capacitado para andar fielmente nos caminhos do Senhor. 

(2) A NATUREZA DA SABEDORIA Deus é a fonte de toda sabedoria e Ele a faz chegar até nós pelo testemunho fiel da Sua Palavra! Mas que sabedoria é esta (“o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices”)? Que benefício é este que Deus nos dá mediante a Sua Palavra? Para entender o que Davi está nos ensinando, temos de atentar para o significado da palavra “sabedoriaque ele usa aqui. Sabedoria na Bíblia é mais do que simplesmente ter muito conhecimento na cabeça ou ser inteligente; tem a ver com a habilidade que Deus nos dá de viver uma vida santa em todas as áreas/ reconhecer a Deus em todos os nossos caminhos. O sábio na Bíblia não é primeiramente uma pessoa que tem um intelecto invejável, mas é aquele que teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; é aquele que aplica o conhecimento que tem da Palavra de Deus em sua maneira de viver. Ele coloca as verdades da Palavra de Deus em prática (para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade;… O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. – Provérbios 1:3,7) (Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. – Tiago 3:13). A sabedoria, portanto, está associada à conduta do crente e envolve a aplicação do conhecimento da Palavra de Deus nas mais diversas áreas da vida. 

Meus irmãos! A sabedoria que vem de Deus não é algo teórico, mas prático. É claro que temos de estudar e conhecer as doutrinas da Palavra de Deus! Ele ilumina a nossa mente e os nossos olhos para conhecer as suas verdades (Sl.19.8b; 119.18). Mas se tal conhecimento não vier acompanhado de obediência, é mero intelectualismo e nada vale para nós e muito menos agrada a Deus. De nada vale ter a forma bonita e por dentro estar vazio ou podre (isso é um sepulcro caiado – por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície) Sendo assim, de que adianta conhecer profundamente a Bíblia e não ser sábio, não andar em obediência e no temor do Senhor? Lembre-se das palavras do Senhor Jesus em Mateus 12:34-36 – “Raça de víboras,como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;

Você quer saber se é sábio conforme a Palavra de Deus? Observe o seu proceder; avalie como está a sua vida! Veja se você é alguém que teme ao Senhor fugindo do pecado e perseguindo a santificação! Examine o seu coração e veja se você é apenas um mero ouvinte ou conhecedor da Palavra ou um operoso praticante! Veja se você ama os preceitos do Senhor e se você tem sinceramente sujeitado a sua vontade à vontade do Senhor, guardando os seus mandamentos.

A Palavra de Deus nos dá sabedoria, meus irmãos! Ela nos torna perfeitamente habilitados para toda boa obra (II Tm.3.16). Deus nos orienta em Sua Palavra sobre a maneira de viver e agradar a Ele em tudo o que fazemos e em nosso relacionamento com Ele e nosso próximo. A instrução fiel do Senhor é também perfeita, completa e, portanto, contém instruções práticas para todas as áreas da nossa vida! Encontramos a sabedoria de Deus em toda a Escritura, e se você ler apenas o livro de Provérbios e Tiago já vai encontrar muita sabedoria prática para viver uma vida reta em todos os aspectos. 

Tiago, por exemplo, nos ensina que a sabedoria que vem do alto se manifesta em nossos relacionamentos quando promovemos a paz, o amor, a misericórdia e a justiça para com o nosso próximo (Tg.3.17,18)! Como você tem tratado o seu próximo? Que atitudes você tem manifestado em relação a ele? Sentimentos de inveja, amargura e contenda? Você nem olha no rosto do seu irmão? Você monta nas costas do seu próximo, enquanto ele se sacrifica no seu lar/trabalho? Ou gestos de mansidão e amor sincero (orando por seu próximo e trabalhando por ele)? Que Deus nos ajude a viver segundo a sabedoria do Senhor em nossos lares, no ambiente de trabalho e na igreja. 

Quando lemos o livro de Provérbios, somos enriquecidos com a sabedoria que vem do Senhor. Encontramos aqui sábias instruções para as mais diversas áreas da vida! Podemos citar alguns exemplos: Sabedoria para administrar fielmente nossos recursos como bons mordomos do Senhor (Pv.3.9 = fidelidade nas ofertas; Pv.6.1-5 e 22.26,27 = evitar dívidas; Pv.11.24,25 e 22.9 = generosidade); sabedoria para trabalhar com diligência e fidelidade (Pv.10.4; 28.20); sabedoria para planejar-se antes de casar (Pv.24.27); sabedoria para ser um bom filho e um bom pai (Pv.4.1,2; Pv.3.12; 22.6; 23.22); sabedoria para ser uma mulher piedosa (Pv.31.10-31); sabedoria para escolher boas amizades (Pv.1.8-19); sabedoria para falar de modo que abençoe o nosso próximo (Pv.15.1; 27.5,6; 12.25). Enfim, temos uma série de instruções práticas sobre o modo sábio de viver.

O problema, portanto, meus irmãos, não está na falta de instruções sábias da parte do Senhor, mas na nossa rebeldia e negligência em atentar para os seus preceitos. Certamente nós temos falhado em algumas ou muitas destas áreas; temos agido de modo insensato em nossos relacionamentos, na maneira de falar, em nosso trabalho ou como mordomos do Senhor! 

O que fazer, então? Devemos nos arrepender dos nossos pecados e pedir perdão ao Senhor, conforme a sabedoria de Provérbios 28.13 – O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. O Senhor é rico em perdoar! Ele tem prazer em restaurar pecadores! Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. (Miquéias 7:18,19) E não somente isso! Ele também é generoso para dar liberalmente e encher de Sua sabedoria a todos que lhe pedem com fé! Ele quer te conduzir no Seu temor e te fazer um crente sábio, ou seja, capaz de viver para Sua glória em todo o seu procedimento!  

(3) A NECESSIDADE DA SABEDORIA Todo ser humano necessita da sabedoria que vem de Deus, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm.3.23). A glória de Deus aponta para os Seus atributos como a Sua santidade, bondade e sabedoria. Quando Deus nos criou, ele nos fez à Sua imagem e nos dotou de bondade, santidade e sabedoria. Acontece, porém que na queda nós perdemos a perfeição destas qualidades divinas. Tornamo-nos corruptos, egoístas e insensatos, inclinados a todo mal. Por isso todo ser humano está carente da glória de Deus, necessitando da Sua graça para ser restaurado à imagem de Deus e receber dEle uma vida transformada e cheia de sabedoria. 

Uma das tristes consequências da queda é que nos tornamos, por natureza, símplices. É assim que Davi nos define aqui em nosso texto (Sl.19.7b). Ele não está aqui se referindo à uma classe especial de pessoas, mas apontando para uma fraqueza que é comum a todo ser humano que é ser símplice, uma fraqueza que não pode ser superada por nossa própria força, mas que precisa ser reparada pelo próprio Deus.

O que significa que somos “símplices”? Literalmente esta palavra aponta para pessoas que têm uma “mente aberta” no sentido de ingenuidade e tolice em deixar entrar de tudo na sua mente e coração sem fazer nenhum discernimento. É como uma criança com o tablet aberto, com acesso irrestrito à toda a plataforma da internet e youtube, podendo consumir toda sorte de coisas e sem capacidade de discernimento. O símplice, portanto, é alguém sem maturidade, sem capacidade de julgar as coisas para evitar o que é mau e reter o que é bom. Seu cérebro é como uma porta escancarada onde tudo entra e sai. Você convidaria para entrar e dormir em sua casa/com sua família um homem muito esquisito e estranho que você está vendo pela primeira vez e bateu na sua porta? Seria loucura, não?

É por isso que em Provérbios o símplice é também chamado de tolo, estúpido e insensato. Isso não quer dizer que ele seja incapaz de pensar para fazer certas coisas. Ele pode ter muita inteligência e intelecto para criar certas coisas/até mesmo um gênio. Isso é dom de Deus. Mas o problema é que ele não tem discernimento das coisas espirituais, falta-lhe o temor de Deus e sabedoria que vem do alto. Satanás cegou-lhes o entendimento e por isso ele despreza a sabedoria que vem da Palavra de Deus para se apoiar em seu próprio entendimento, o que é uma grande tolice.

Algumas pessoas até se orgulham de ter uma mente aberta, de ser um livre pensador que não está submisso à absoluta verdade de Deus revelada em sua Palavra, mas que guia a sua vida segundo a sua própria verdade (não existe verdade absoluta/ cada um tem sua verdade/isso é o que você pensa/eu não acho que é desse jeito/eu sinto que devo fazer aquilo outro). Tal orgulho não leva a outra coisa senão à ruína, uma vez que a mente do homem pecador é corrupta e uma fonte de tudo o que é mau. Sem o conhecimento e a sabedoria que vem da Palavra de Deus, o homem se ilude e perece em sua vã e tola sabedoria. Ele precisa da graça de Deus para deixar de ser símplice e alcançar a benção da sabedoria que vai lhe ajudar a discernir a verdade do erro e a viver uma vida reta aos olhos de Deus.

É importante dizer que, embora o termo “símplices” tenha um sentido negativo de alguém que é ingênuo e imaturo, ele também tem o sentido positivo de alguém que é ensinável, alguém que está em condição de aprender também o que é bom e receber a sabedoria de Deus. Uma mente aberta também pode receber coisas boas. É como uma criança bem pequena que, embora não tenha capacidade de discernir as coisas, ela tem a capacidade de aprender boas coisas de seus pais.   

Se nós somos símplices, por natureza, ou seja, temos uma mente aberta, então, Deus, em Sua graça, quer enchê-la da Sua sabedoria. Ele quer nos ensinar o bom proceder. Ele quer nos dar discernimento para julgar todas as coisas a fim de rejeitar o que é mau e reter o que é bom. Ele nos restaura pela sua Palavra, ou seja, nos converte completamente, inclusive transformando a nossa mente. Ele quer nos dar a sabedoria que vem da Sua Palavra. 

O que um bom pai cristão mais desejaria para os seus filhos? Que eles sejam, antes de bem sucedidos na vida, pessoas sábias e tementes a Deus! É isso que Deus, o Pai Celeste, quer fazer conosco! Por isso, que Ele nos deu o Seu bem mais precioso, o seu Único Filho, Jesus Cristo, para salvar as nossas vidas do pecado e de suas consequências, inclusive da insensatez! Cristo se tornou, da parte de Deus para nós, não somente a nossa redenção, justiça e santificação, mas também a nossa sabedoria (I Co.1.30)! Em Cristo, que é a própria Sabedoria Encarnada, encontramos não só a benção do perdão, mas também conselhos sábios sobre a maneira de viver e agradar a Deus (Pv.8.12-17; Mt.5-7). No pouco tempo em que viveu na terra, Jesus fez de Seus frágeis e símplices discípulos homens sábios e fiéis no serviço da Sua igreja! Ele pode e deseja fazer o mesmo conosco também!

Unidos a Cristo pela fé e desfrutando da presença do Seu Espírito habitando em nós juntamente com a Sua Palavra, deixamos de ser símplices para sermos sábios. Passamos a ter a mente de Cristo e a pensar como ele pensa, de modo que nossa mente está aberta para receber Seus bons conselhos e fechada para as mentiras de Satanás e do mundo. 

Meus irmãos, um homem pode ser muito ignorante em muitas coisas (analfabeto até) ou até detalhes bíblicos (qual o contexto histórico, se Paulo estava aqui ou acolá, qual a genealogia de quem, se a palavra usada é essa ou aquela – não que seja certo), mas se você tiver que escolher qual área ser ignorante, escolha ser em todas, mas não escolha ser ignorante no temor do Senhor. 

Se tem algo que todos nós realmente precisamos é da sabedoria que vem do Senhor! E Ele tem prazer em nos dar da Sua sabedoria! Busque-a em Cristo e na Sua Palavra e você a encontrará, pois a Palavra de Deus dá sabedoria aos símplices! Amém!