Pesquisar

Salmo 23

Sermão preparado pelo Pastor Elissandro Rabelo

Leitura: João 10.11-16, 27-30; Dia do Senhor 1 (P&R 1)

Texto: Salmo 23

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo e caros visitantes

Salmo 23 foi escrito por Davi que, antes de conduzir o povo de Israel como um rei, conduzia um rebanho de ovelhas como um simples pastor. O pastoreio de ovelhas era uma atividade comum em Israel. Davi conhecia muito bem o trabalho de um pastor, pois ainda jovem ele cuidava das ovelhas do seu pai Jessé. A tarefa do pastor de ovelhas envolvia duas atividades importantes: Provisão (sustento, água, direção) e Proteção (defender de animais ferozes, levantar as caídas, etc.). O pastor conduzia as ovelhas para os verdes pastos a fim de alimenta-las. A caminhada do pastor com seu rebanho às vezes tinha de passar por vales escuros e isso assustava as ovelhas que são animais bem sensíveis e carentes de atenção e cuidado constantes. Mas o pastor estava ali presente para cuidar delas e lhes da proteção.

Davi escreveu o Salmo 23 baseado na sua experiência como pastor de ovelhas, mas neste salmo ele chama a atenção para o cuidado e a proteção de Deus, como o seu Pastor. No salmo 23, ele usou duas figuras: 1) A figura do pastor que concede sustento, direção, repouso, proteção e consolo para o rebanho que está sob os seus cuidados (1-4); 2) A figura de um anfitrião que festeja uma vitória e recebe com honras os convidados oferecendo-lhes um grande banquete e ungindo-os com óleo como sinal de alegria (5,6). Ambas as figuras expressam o cuidado e a bondade de Deus para com aqueles que lhe pertencem e nele confiam. Davi até confessa que o Senhor está perto dele para consolá-lo (v.4). De fato, não existe consolo maior para o crente do que pertencer a Deus e tê-lo como Seu Pastor que o sustenta e protege durante sua peregrinação neste mundo até o porvir. Portanto, eu vos proclamo o evangelho de Cristo no seguinte tema:

Tema: O Consolo do Crente é Ter o SENHOR como seu Pastor

1) Pastor Provedor

2) Pastor Protetor

(1 – Pastor Provedor): A Bíblia nos ensina que aquele jovem pastor de ovelhas chamado Davi se tornou, pela graça de Deus, um rei vitorioso e próspero em Israel. Mas em nenhum momento ele se orgulhava de si mesmo e confiava nas suas habilidades. Pelo contrário, Davi depositava sua confiança em Deus, o Seu Pastor. Mesmo nas suas lutas e aflições, Davi não se desesperava, mas esperava no SENHOR que estava sempre perto para ajuda-lo em suas necessidades. Como o grande poeta de Israel ele compôs este belo hino para louvar ao Deus em quem confiava e de quem dependia para viver.

Mas aqui no Salmo 23 Davi não está falando apenas como poeta e músico, mas também como profeta. Ele está anunciando a Jesus como o Bom Pastor que virá para dá a sua vida por suas ovelhas e cuidar delas com provisão e proteção. O contexto indica que Davi está anunciando o Cristo (Salmo 22 – Messias Sofredor; Salmo 24 – Messias Vencedor; Salmo 23 – Messias Pastor) A figura de Jesus como Pastor envolve tanto o seu estado de humilhação quanto o seu estado de glória. Ele sofreu ao ser o pastor ferido pelo Pai na cruz onde deu a sua vida por suas ovelhas (Mc.14.27)! Mas hoje ele não é mais o Pastor Sofredor, mas o Pastor Supremo que reina glorioso à direita do Seu Pai no céu e, portanto, é poderoso para salvar, reunir, cuidar e prover para as necessidades do seu povo (Hb.13.20; I Pe.5.4). Salmo 23, portanto, aponta para o SENHOR que cuidava de Davi, mas também se cumpre na Pessoa e na obra de Cristo como o Bom Pastor que salva e guarda o seu rebanho. Cristo confirma que Davi está falando Dele ao afirmar que os salmos testificam dele (Lc.24.44), que Ele é o Grande EU SOU (SENHOR) junto com o Pai (Jo.8.24,27,58) e ainda que Ele o Pai são um (Jo.10.30 – em essência = mesma natureza divina / e propósito = salvar um povo para si).

No Dia do Senhor 1 do Catecismo, nós aprendemos que o nosso consolo não está baseado em nós mesmos ou nas obras que praticamos, mas na obra redentora do Deus Triúno (sem o consentimento do Pai não perderei nenhum fio de cabelo/ o Espírito me torna disposto a viver para Deus e me garante a vida eterna/ o Filho me libertou dos meus pecados e do domínio do diabo e me protege tão bem…)! Mas notem que a ênfase está na obra de Cristo, o Pastor Fiel que nos salva completamente e nos dá sua provisão e proteção para alcançarmos a vida eterna. Que consolo glorioso ter Jesus como nosso Fiel e Bom Pastor!

Salmo 23 e Dia do Senhor 1 nos ensinam sobre este glorioso consolo de pertencer a Jesus! Saiba que você é uma ovelha de Cristo! Jesus já te comprou para Ele mesmo com o seu sangue. Você faz parte do rebanho do seu pastoreio! Você está dentro do aprisco de Cristo! Tudo isso graças ao próprio Cristo (por amor do seu nome -v.3)! Ele simplesmente não arriscou a sua vida por você, mas a entregou voluntariamente. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas! Ele veio exatamente buscar e salvar ovelhas perdidas neste mundo e trazê-las para dentro do seu rebanho a fim de que recebam as bênçãos do seu pastoreio. Ele te chamou para pertencer somente a Ele e, por sua graça e poder, você agora pertence a Ele, corpo e alma, na vida e na morte!

O que Cristo faz em favor daqueles por quem ele deu a vida e que agora pertencem a Ele? É bom lembrar que Jesus conhece muito bem cada uma de suas ovelhas (Jo.10.3,14). Ele chama cada uma delas pelo seu nome. Ele sabe de tudo que acontece na vida do seu povo. Não existe uma coisa sequer na vida da mais simples de suas ovelhas que ele não conheça! Jesus conhece tuas dificuldades, lutas e fraquezas e está bem perto para te dá consolo e suprir tuas necessidades. Não existe consolo maior para o crente do que ser conhecido por Jesus, amado por Ele, e, portanto, está debaixo do seu precioso e fiel cuidado que envolve provisão e proteção!

O Nosso Pastor Jesus Cristo prover sustento para as suas ovelhas (Sl. 23.1). Davi foi alvo do cuidado pastoral de Deus. O Senhor não deixou faltar nada para ele. Ainda como jovem pastor, ele recebeu o sustento de Deus para alimentar suas ovelhas (pasto e água). Quando estava sendo perseguido por Saul, ele também recebeu o cuidado e proteção de Deus. O Senhor até mesmo permitiu que ele comesse os pães consagrados do tabernáculo quando estava faminto com os seus homens (I Sm.21.1-6). Logo depois, durante o seu reinado em Israel, o Senhor o fez próspero e não deixou falta nada pra ele e sua casa. Quando já estava bem idoso, Davi reconheceu o sustento de Deus para com ele ao confessar: “Fui moço e já agora sou velho e jamais vi o justo desamparado nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl.37.25; ver também Sl.27.10; 34.9,10)! Perceba que ao confessar que o Senhor não lhe deixou faltar nada, Davi não está defendendo a ideia da teologia da prosperidade que ensina que Deus dá toda riqueza e sorte de bênçãos materiais que o crente deseja, desde que ele seja fiel nos dízimos! Nada disso! Davi fala do sustento necessário que Deus não deixa faltar para os justos que são as ovelhas do seu pastoreio!

Cristo alimentou multidões famintas como um pastor compassivo e provedor por mais de uma vez. Ele fez com que os discípulos pegassem uma grande quantia de peixe para se alimentarem. Ele nos encoraja a não andar ansiosos pelo nosso sustento, mas a confiar nele que conhece nossas necessidades e nos promete dá tudo quer for necessário ao nosso corpo e alma. O nosso corpo pertence ao Senhor e, portanto, ele há de prover o pão nosso de cada dia, o necessário para o nosso sustento! Além disso, Jesus nos alimenta espiritualmente. Ele não deixa faltar nada para a nossa alma. Pela pregação da palavra e na santa ceia, ele nos fortalece a fé e nos alimenta para a vida eterna! No deserto deste mundo, Jesus nos dá repouso e descanso, providenciando o necessário para o nosso corpo e a nossa alma! Às suas ovelhas, ele não deixará faltar nada que for necessário pra que elas sejam sustentadas em sua peregrinação até que cheguem ao seu descanso eterno!

O Nosso Pastor Jesus Cristo prover conversão para a suas ovelhas (v.3 a). Ovelhas são animais teimosos com a tendência de se desviar da direção do seu pastor e se afastar do rebanho. Muitas vezes os pastores tinham de sair em busca das ovelhas perdidas para as trazerem de volta ao rebanho. É isso que Davi afirma aqui quando diz que o Senhor refrigera sua alma. A palavra “refrigera” aqui significa “converter, trazer de volta, restaurar”! Davi experimentou essa provisão de Deus em sua própria vida. Quando pecou cometendo adultério e homicídio, Davi passou um tempo indiferente ao seu pecado e longe do Senhor. Mas o próprio Deus, por sua graça, levou até ele a sua palavra por meio do profeta Natã e o conduziu ao arrependimento e restaurou lhe a alegria da salvação (Sl.51; Sl.32). O Senhor restaurou a vida de Davi que tinha se perdido em seu pecado.

Da mesma forma, Cristo, o Bom Pastor, mudou a vida dos seus discípulos. Pense, por exemplo, como Jesus restaurou a vida de Levi, Pedro e Tomé. Jesus conviveu com as fraquezas dos seus discípulos, mas não desistiu de nenhum deles. Ao contrário disso, o Senhor os restaurou para o seu serviço (Jo.21). No catecismo confessamos que Cristo, através do seu Espírito Santo, nos torna dispostos a viver para ele daqui em diante e de todo o coração! É Cristo quem nos converte para si mesmo. E quando caímos, ele nos levanta e restaura! Cada vez de novo Cristo está refrigerando as almas das suas ovelhas com a sua misericórdia e o seu perdão! Ele não quer que nos desviemos do seu caminho! Por isso ele anda à nossa frente e nos aponta o caminho que devemos seguir!

O Nosso Pastor Jesus Cristo prover direção para as suas ovelhas (v.3 b). Os pastores não conduziam suas ovelhas sem saber aonde iam. Eles tinham um caminho definido, um propósito, uma direção: eles procuravam lugares com verdes pastos e águas saudáveis para alimentar e saciar suas ovelhas. Com a sua presença e voz, os pastores dirigiam o caminho das suas ovelhas. Ao conduzir suas ovelhas como pastor, Davi às vezes tinha de passar por vales escuros, trazer para o aprisco ovelhas que se desgarravam, erguer as que caíam no buraco e conduzi-las todas a um bom lugar. Davi, agora se colocando no lugar de ovelha, confessa que o SENHOR o guia pelas veredas da justiça (caminhos retos que agradam a Deus). E como Deus fazia isso com ele? Pela instrução da Sua Palavra! Em toda a sua vida, Davi dependeu da orientação divina para tomar suas decisões e agir para a sua glória! Também quando falhou e caiu, Deus o corrigiu com a sua Palavra e ele se deixou conduzir pela direção do Senhor (ver Sl.25.4,5; Sl.119.105)! Ele encontrou paz e descanso nas promessas de Deus! Ele foi consolado com o perdão divino para os seus pecados!

Cristo, nosso Pastor, não somente nos sustenta e converte, mas também nos mostra o caminho em que devemos andar. Ele usou a sua Palavra para chamar os seus discípulos, instrui-los quanto à obra que tinham para fazer, ensinar-lhes os seus mandamentos, corrigi-los em suas fraquezas, consolá-los em suas aflições! Se você é uma ovelha de Cristo você vai ouvir a voz do seu Pastor e deixar Ele te conduzir pelas veredas da justiça da sua Palavra! Você vai ter prazer em ouvi-lo e deixar ser conduzido por Ele por meio da pregação nos cultos e da exortação dos seus oficiais nas visitas! Que bênção é ser conduzido por Cristo e aprender dele! Seu jugo é suave e o seu fardo é leve! Por isso, aqueles que se submetem à sua instrução, aprendem dele e confiam nas suas promessas encontram descanso para as suas almas, são levados para um lugar de sossego!

(2 – Pastor Protetor): O Bom Pastor Jesus protege seu rebanho. Ele livra de todo mal e guarda na salvação as ovelhas por quem ele morreu (Jo.10.12,13,28). Ele não permitirá que ninguém as arrebate da sua mão. Pois, Ele não é como o mercenário que, ao vir o lobo, foge, pois não tem amor pelas ovelhas, mas só cuida delas motivados pelo salário. Jesus se dá pelas ovelhas. Ele não morreu por elas para depois abandoná-las. Ele cuida de suas ovelhas até o fim com amor eterno de modo que nenhuma delas se perderá.

O Nosso Pastor Jesus Cristo protege as suas ovelhas em suas tribulações: Assim como um rebanho de ovelhas sofre ameaça de animais ferozes e está sujeito a andar no meio de vales escuros, o povo de Deus também enfrenta lutas e provações durante sua peregrinação. Davi reconhece isso: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte…”. De fato, Davi enfrentou muita luta e aflição em sua vida. Ele foi perseguido cruelmente por Saul, alguns de seus filhos se rebelaram contra ele, ele sofreu com a morte de alguns de seus filhos, enfim, mesmo sendo um rei vitorioso e próspero, Davi enfrentou muita tribulação. Ele andou pelo vale da sombra da morte. Aqui no Salmo 23, a expressão vale da sombra da morte aponta para a realidade dos terríveis perigos e males que o crente experimenta durante sua peregrinação nesta terra. Davi deixa bem claro que os crentes não estão isentos de perigos nesta vida como ele mesmo não esteve. Podemos sofrer males nesta vida. Não é pelo fato de você pertencer a Cristo e tê-lo como seu Pastor, que as aflições e males do tempo presente deixarão de existir na sua vida. O próprio Jesus disse que no mundo tereis aflições (Jo. 16.33). Conforme a Bíblia, estamos sujeitos andar pelo vale da sombra da morte, a enfrentar perigos em nossa peregrinação.

O crente também pode ser afligido com a fome, doenças, desemprego, calamidades públicas como seca, cheias, tempestades; problemas familiares e até mesmo a morte pode trazer sofrimento para o crente. Tais perigos e males são comuns a crentes e descrentes. É inevitável que eles venham para todos. O ímpio, no meio destes perigos, fica amedrontado e chega até a murmurar e blasfemar contra Deus. Isso é natural, pois ele não confia em Cristo como seu Salvador e, portanto, não desfruta do conhecimento e do consolo de pertencer a Cristo, corpo e alma, na vida e na morte.

O crente, porém, diante do vale da sombra da morte, confessa com toda confiança: “não temerei mal nenhum”.

Por que não? Porque o seu fundamento é Cristo! O seu consolo é contar com o cuidado protetor do seu Pastor Jesus Cristo: “… porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. Ele conhece e confia no SENHOR que é o seu pastor e está perto para socorrê-lo.

Porque Tu, SENHOR, estás comigo”! O crente não confia num Deus distante, mas num Deus que está sempre presente. A expressão “comigo” transmite a ideia básica de comunhão e companheirismo; aponta para alguém que está sempre junto de outra pessoa mantendo a comunhão com ela. Pense na figura do pastor. Assim como o pastor não abandona suas ovelhas, mas está sempre junto delas, assim também o SENHOR Jesus jamais nos abandona, mas está sempre perto de nós, guiando-nos em nossa peregrinação. Ele mesmo nos prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt. 28.20).

O Nosso Pastor Jesus Cristo está conosco nos dando consolo com a sua vara e o seu cajado! A vara e o cajado eram dois instrumentos importantes para o pastor fazer o seu trabalho. Com a vara o pastor defendia as ovelhas de animais ferozes. Com o seu cajado, que tinha uma curva em uma de suas pontas, ele dirigia suas ovelhas e as retirava de buracos quando caíam e as colocava de novo no caminho junto com as outras. Era um motivo de grande consolo e alegria para as ovelhas quando o pastor as protegia de animais ferozes, fazendo uso de sua vara, e também quando as conduzia com seu cajado e as tirava do buraco quando caíam. Cristo faz o mesmo conosco. Ele nos consola com a sua Palavra e o seu Espírito! Seu Espírito é o nosso Consolador que habita em nós e está sempre do nosso lado encorajando-nos diante das tribulações que passamos. Sua Palavra que está conosco nos conforta com as suas maravilhosas promessas. Por seu Espírito e Palavra, Cristo nos defende dos inimigos, nos levanta quando caímos e nos une uns aos outros como um só rebanho!

Você está passando pelo vale da sombra da morte? Você está enfrentando lutas e provações na sua vida? Tem medo de encarar a própria morte? Não precisa ficar amedrontado! Confie no Seu Pastor Jesus Cristo. Ele é contigo por onde quer que andares! Ele é o teu único consolo na vida e na morte! Ele cuida tão bem de você que não cai um fio de cabelo de sua cabeça sem que Ele o permita! Ele promete fazer com que todas as coisas cooperem para o seu bem! Saiba que os perigos e males desta vida, nossas tribulações, nossos inimigos, inclusive a própria morte, nada nem ninguém poderão separar-nos do amor de Deus que está Cristo! O Nosso Pastor nos guarda na salvação!

Nosso Pastor Jesus Cristo protege as suas ovelhas para a vida eterna (vss.5,6): Davi chama a atenção para uma festa que celebra a vitória sobre os inimigos onde todos os convidados comem e bebem com abundancia e são ungidos com o óleo da alegria! Perceba que Davi atribui a vitória e a alegria que ele está celebrando à bondade e misericórdia do seu Pastor. O termo “misericórdia” aqui aponta para o amor pactual de Deus, sua lealdade em manter sua fidelidade e graça sobre o povo da sua aliança para todo sempre. Portanto, Davi pôde afirmar, como toda segurança, que o Senhor jamais apartará dele o seu favor (bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida) e que, por isso, ele está certo de que vai habitar na Casa do SENHOR para todo sempre! Em outras palavras, Davi tem a certeza da vida eterna! Ele sabe que Deus o sustentou, guiou e protegeu em suas aflições não por acaso, não para depois deixá-lo perecer na hora da sua morte, mas para lhe dá a vida eterna! O SENHOR era para Davi o seu consolo na vida e na morte, pois ele tinha certeza da vida eterna, ou seja, de não só viver para sempre, mas viver para sempre na alegria e na comunhão do SENHOR (Jo.17.3)!

É isso que Cristo, nosso Pastor, garante para suas ovelhas: “Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo.10.28)! No catecismo, confessamos que Cristo, por seu Espírito, nos garante a vida eterna! Ele quer compartilhar conosco da sua vitória! Ele nos convida para o seu baquete festivo e eterno para nos encher de alegria e satisfação na sua presença! Há um banquete mais do que suficiente para todo o seu povo! Ele está preparando um lugar de perfeita paz, justiça e descanso para o seu rebanho! O vale da sombra da morte não mais existirá, mas apenas pastos verdejantes e aguas tranquilas! Como ovelha peregrina que você é neste mundo, mantenha sua fé no seu Pastor Jesus Cristo e receba o consolo do seu cuidado provedor e protetor! Além disso, esteja certo e anseie como Davi pela vida eterna que ele prometeu a todos que o amam e confiam Nele (v.6)! Amém!