Pesquisar

Forma para o batismo de adultos

FORMA PARA O BATISMO DE ADULTOS

(aprovada no 36º Concílio Maragogi 2021)

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo,

Na ocasião de sua ascensão ao céu, Cristo ordenou: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:19,20a).

Esta ordem demonstra claramente que Cristo estabeleceu uma ligação íntima entre a pregação do evangelho do seu Reino e o ato do batismo, a fim de assegurar a todos que nele creem que as suas vidas pecaminosas são purificadas e renascidas através do seu Espírito, do mesmo modo que a impureza do corpo é removida pela água.

Através deste batismo, recebemos o privilégio que o Deus Triúno coloca o seu nome sobre nós e nos traz sob o seu poder redentor.

O Pai nos adota como seus filhos e herdeiros. O Filho, que derramou seu sangue na cruz, pagou completamente por todos os nossos pecados, de forma que nele somos justos perante Deus. E o Espírito Santo nos faz participar daquilo que temos em Cristo, e nos recria e capacita para o serviço do Senhor.

O batismo, que nos é administrado uma única vez, permanece válido durante toda a nossa vida. Cristo, o Senhor, quer, através deste selo divino, nos levar a um arrependimento cada vez mais profundo, e faz com que olhemos mais e mais para Ele mesmo, a fim de que procuremos nossa purificação e salvação Nele somente. Também nos exorta para que abandonemos os nossos caminhos pecaminosos, negando-nos a nós mesmos e para que permaneçamos nele e no seu amor.

Mesmo quando, por fraqueza, cairmos no pecado não podemos duvidar da sua graça, nem continuar no pecado, porque fomos unidos com Deus por uma aliança perpétua.

Embora as crianças da igreja, mesmo não entendendo estas coisas, devam ser batizadas por força da aliança, os adultos não podem ser batizados a não ser que reconheçam seus pecados com arrependimento e confessem sua fé em Cristo. Os apóstolos batizaram só aqueles adultos que, arrependidos, confessaram sua fé.

Por isso também hoje só podem ser batizados aqueles adultos que conheceram o significado do batismo através da pregação do Evangelho e que confessam sua fé em Cristo.

ORAÇÃO

Deus e Pai misericordioso, nós Te adoramos pelo milagre do teu amor ao nos dar teu unigênito Filho como o Cordeiro de Deus que nos purificou com o seu sangue de todos os nossos pecados, e nos fez reino de sacerdotes. Rogamos-te também por este irmão (esta irmã), que receberá o santo batismo, que tu queiras incorporá-lo(a) no teu Filho Jesus Cristo, e o (a) faças participar dos dons do Espírito. Faze com que toda tua igreja se alegre novamente por causa dos teus atos redentores. Fortalece-nos na fé de que, na vida e na morte, Tu és o nosso Pai misericordioso, através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

(Aqui poderá ser recitado o Credo Apostólico, introduzido da seguinte forma: Visto que como Igreja de Jesus Cristo recebemos em fé o batismo, confessamos agora nossa fé cristã: Creio em Deus Pai…)

PÚBLICA PROFISSÃO DE FÉ:

Irmão(ã) …………………………., visto que você deseja receber o batismo como sinal e selo de sua incorporação em Cristo e à sua Igreja, deverá responder sinceramente às seguintes perguntas, a fim de que sua fé em Cristo se torne manifesta:

1. Você confessa que a doutrina da Palavra de Deus, resumida no Credo Apostólico e ensinada nesta Igreja Cristã, é a verdadeira e completa doutrina da salvação?

2. Você promete permanecer nesta doutrina, pela graça de Deus, na vida e na morte, rejeitando todas as doutrinas e práticas que contrariam a Palavra de Deus?

3. Você crê que as três Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo são o único, eterno e verdadeiro Deus?

4. Você concorda plenamente com tudo o que o Credo Apostólico, resumo da universal e indubitável fé cristã, confessa sobre este único e verdadeiro Deus?


5. Você crê que o batismo que lhe será administrado simboliza e garante as promessas de Deus na Aliança da graça?

6. Você confessa detestar-se como pecador, humilhar-se perante Deus e procurar sua vida fora de si em Jesus Cristo somente, como a Santa Ceia testifica?

7. Você crê que todos os seus pecados são perdoados por Deus somente pela graça dele por causa dos merecimentos do sacrifício de Jesus Cristo na cruz e não por nenhuma obra sua?

8. Você crê que sua fé é dom de Deus, que o Espírito Santo operou esta fé em você por meio da Palavra e que Ele habita em você?

9. Você declara que ama o Senhor Deus e que é seu desejo sincero servi-Lo conforme a Palavra dele, separar-se do mal do mundo, lutar contra sua natureza pecaminosa e viver uma vida verdadeiramente cristã?

10. Você assume o compromisso de dedicar sua vida inteira ao serviço do Senhor como membro vivo da Igreja dele?

11. Você promete observar o Dia do Senhor, especialmente para dar culto a Deus junto com os demais crentes e ajudar a manter o ministério da Palavra e a obra diaconal com as suas ofertas?

12. Você promete usar fielmente os meios da graça, a Palavra de Deus e os dois sacramentos que Cristo deu à sua Igreja, o Batismo e a Santa Ceia, a fim de crescer espiritualmente?

13. Você promete sujeitar-se à exortação e disciplina da Igreja, caso você se desvie da Verdade em sua doutrina ou conduta?


Qual é a sua resposta? Sim.

(Nome completo) ……………………………………………..

EU TE BATIZO EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

(Canta-se um Salmo ou Hino.)

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO

Todo-poderoso e eterno Deus, graças te damos porque através do sangue do teu Filho amado, Jesus Cristo, purificaste a nós e a nossos filhos, e pelo teu Espírito Santo nos adotaste como teus filhos e porque nos selas e confirmas isto com o santo batismo.

Rogamos-te que este(a) irmão(ã), através do teu Espírito Santo, possa crescer no SENHOR Jesus Cristo, apegando-se a Ele com verdadeira fé, firme esperança e ardente amor.

Concede-lhe o teu auxílio para carregar a sua cruz alegremente, seguindo a Jesus.

Permite-lhe que durante toda sua vida possa servir-te com alegria e gratidão, lutando com perseverança contra o diabo e todo o seu reino, e vencendo, para que um dia possa deixar esta vida, consolado(a), e comparecer sem temor perante o tribunal de Cristo.

Ó Deus, continua e consuma a obra da tua graça entre nós, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. A ti seja a glória na igreja, através das gerações, na terra e no céu, agora e para sempre. Amém! (Se quiser pode acrescentar o Pai Nosso).